Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – ampliado e está destinada a estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental.
O SISTEMA NUMÉRICO QUE USAMOS É O SISTEMA DECIMAL, NESTE SISTEMA, OS NÚMEROS SÃO AGRUPADOS DE 10 EM 10. OS ALGARISMOS SÃO OS SÍMBOLOS MATEMÁTICOS QUE USAMOS PARA REPRESENTAR OS NÚMEROS.
TODOS OS NÚMEROS PODEM SER FORMADOS A PARTIR DESSES 10 ALGARISMOS:
COM O AGRUPAMENTO DOS NÚMEROS DE 10 EM 10, SURGIU A NECESSIDADE DE CLASSIFICÁ-LOS.
1 DEZENA = 10 UNIDADES
1 CENTENA = 100 UNIDADES
DEPENDENDO DA ORDEM EM QUE O ALGARISMO SE ENCONTRA ELE RECEBE UM NOME DIFERENTE, POR EXEMPLO:
392 – AQUI O NÚMERO ‘9’ É LIDO COMO NOVENTA
239 – AQUI SOMENTE NOVE
QUANDO PERCEBEMOS A POSIÇÃO QUE UM ALGARISMO OCUPA EM DETERMINADO NÚMEROS É POSSÍVEL SABER SE ELE É:
UNIDADE
DEZENA
CENTENA
UNIDADE DE MILHAR. E ASSIM POR DIANTE.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
OBSERVE AS CASAS DO CONDOMÍNIO QUE VOCÊ IMAGINOU ANTERIORMENTE. TODAS ELAS POSSUEM NÚMEROS IDENTIFICADORES.
A) ORDENE OS NÚMEROS DAS CASAS, DO MENOR PARA O MAIOR:
B) E DO MAIOR PARA O MENOR, COMO FICA A ORDEM?
C) COLOQUE O ALGARISMO CORRESPONDENTE À ORDEM DE CADA NÚMERO DAS CASAS:
QUESTÃO 2
JÚLIA FOI AJUDAR SUA MÃE COM AS COMPRAS DE FRUTAS E VERDURAS, VEJA A LISTA QUE ELAS LEVARAM:
A) QUAL FRUTA OU VERDURA ELAS LEVARAM EM MAIOR QUANTIDADE?
B) QUAL FRUTA OU VERDURA ELAS LEVARÃO EM MENOR QUANTIDADE?
C) ORDENE A LISTA, EM RELAÇÃO À QUANTIDADE, DO MENOR PARA O MAIOR.
QUESTÃO 3
OBSERVE O MATERIAL DOURADO ABAIXO:
LEMBRANDO QUE O CONJUNTO MAIOR REPRESENTA 1 CENTENA E A COLUNA 1 DEZENA. SENDO ASSIM, QUAL NÚMERO ESTÁ REPRESENTADO ACIMA?
A) 100
B) 120
C) 140
D) 110
QUESTÃO 4
OBSERVE AS IMAGENS:
QUAL DESSAS COLEÇÕES POSSUI MAIS BRINQUEDOS?
A) COLEÇÃO 1
B) COLEÇÃO 2
C) POSSUEM A MESMA QUANTIDADE
D) É IMPOSSÍVEL SABER
LUCYANA OLIVEIRA BORBA
GRADUADA EM PEDAGOGIA
Componente Curricular | Matemática |
Habilidade | (EF03MA01-C) Representar quantidades com números e palavras, estabelecendo relação entre elas. (GO-EF03MA29) Reconhecer, ler, escrever e ordenar números ordinais em uma situação cotidiana, representada por imagem ou não, utilizando simbologia adequada. (EF03MA02-B) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens, em situações diversas. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |