Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
O ser humano é dinâmico, ou seja, ele promove mudanças ao longo da história, buscando criar meios para facilitar a vida. A agricultura e a pecuária são atividades criadas pelos humanos que representaram profundas modificações no estilo de alimentação e moradia. Enfim, o desenvolvimento da agropecuária representou revoluções na história humana.
ERA UMA VEZ… MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS AO LONGO DA HISTÓRIA
Os primeiros agrupamentos humanos conservavam o estilo de vida nômade, ou seja, não se fixavam em um local determinado. Assim, realizavam constantes migrações visando, principalmente, coletar alimentos da natureza e caçar animais.
Os nômades vivem em grupos não muito grandes já que os deslocamentos ocorridos com bastante frequência são uma dificuldade para que um número maior de pessoas acompanhe o agrupamento.
A REVOLUÇÃO PELO DOMÍNIO DA AGRICULTURA
Em um determinado momento da pré-história, por volta de doze mil anos a.C., indivíduos ao observarem a natureza perceberam que as sementes que caiam ao solo, germinavam e davam origem a novas plantas. Assim, com o cultivo das espécies vegetais não haveria mais a necessidade de dependência da coleta de alimentos.
O domínio do cultivo e colheita de alimentos representou uma revolução radical no modo de vida humano, já que possibilitou aos agrupamentos fixarem-se em locais, constituindo vilarejos que, ao crescerem, deram origem às primeiras cidades. Tal acontecimento fez com que o nomadismo entrasse em declínio, dando origem à sedentarização.
Os agrupamentos sedentarizados procuraram se estabelecer em localidades próximas a rios e com solo mais fértil para facilitar a prática da atividade agrícola. Com a sedentarização outras atividades também se desenvolveram como, por exemplo, o comércio e a pecuária.
Agora é com vocês, vamos responder algumas questões?
Questão 1
Observe a seguir imagens que representam a atividade agrícola desenvolvida em dois períodos distintos:
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arando_-el_saucejo-.jpg. Acesso em 25 jan. 2022
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ueberladewagen.jpg Acesso em 25 jan. 2022
Quais as principais diferenças que você pode perceber quanto ao modo de desenvolvimento da atividade agrária na comparação entre as duas imagens?
Questão 2
O desenvolvimento das atividades agrárias depende da exploração dos recursos naturais, como a terra, as águas e o solo. A partir do momento que o ser humano dominou a agricultura, também outras atividades, como a pecuária, desenvolveram-se:
A atividade pecuária que se destina à criação de cavalos e éguas é a:
a) pecuária suína.
b) pecuária bovina.
c) pecuária bubalina.
d) pecuária equina.
Questão 3
O desenvolvimento das atividades agrárias depende da exploração dos recursos naturais, como a terra, as águas e o solo. Observe a imagem a seguir que demonstra uma área que está sendo preparada para a realização de atividade agropecuária.
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:QueimadaSaoFelix.jpg. Acesso em 25 jan. 2022
O método utilizado para a exploração dos recursos naturais apresentado na imagem pode trazer quais impactos para o meio ambiente, animais e seres humanos? Comente.
Questão 4
Veja a tirinha a seguir:
Disponível em: CHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Ápis – História 4º Ano. São Paulo: Ática, 2021.
As mudanças e permanências são características importantes ao olhar para a história. Durante os anos houveram inúmeras transformações, inclusive nos tipos de moradia. E isso não quer dizer que as mudanças se encerraram, a todo momento pode ocorrer modificações. Na tirinha, o personagem promove uma alteração na construção, que mudança é essa? Com qual objetivo?
Questão 5
O domínio da agricultura e a consequente sedentarização possibilitou que muitos povos desenvolvessem técnicas voltadas ao aperfeiçoamento do plantio, irrigação e colheita.
Na Antiguidade, as construções desenvolvidas para conter a água e evitar transbordamento de áreas agrícolas são chamadas de:
a) diques.
b) currais.
c) aquedutos.
d) comportas.
Saiba mais
Que tal conhecer um pouco mais sobre a agricultura? A agricultura foi e é um marco na história.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.). |
Referências: | BRITANNICA ESCOLA. Diques. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/dique/481730. Acesso em 27 jan. 2022. CLICK ESCOLAR. Origens da agricultura. Disponível em: http://www.clickescolar.com.br/origens-da-agricultura.htm. Acesso em 27 jan. 2022. CULTURA MIX. Origem da Agricultura. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/origem-da-agricultura. Acesso em 27 jan. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. MÚSICAS TOP BRASIL SHOW.Cio da Terra Michel Teló, Paula Fernandes e Gusttavo Lima no Violão, 12/05/2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vqkrF0IYkeE>. Acesso em 06 fev. 2022. |