Esta proposta de atividade de ARTE é destinada aos estudantes do 2º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
MOVIMENTAR O CORPO É MUITO IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA PARA MANTER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.
DESAFIO: VAMOS VER SE VOCÊS DESCOBREM DO QUE ESTAMOS FALANDO?
EXISTE UMA FORMA DE MOVIMENTAR O CORPO QUE PARA ALÉM DE MANTER UMA BOA SAÚDE FÍSICA, PERMITE EXPRESSAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ACOMPANHADA DE UM RITMO. VOCÊS SABEM DE QUE FORMA ESTAMOS FALANDO?
SIM, DA DANÇA!
A ARTE DA DANÇA É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MOVIMENTAR O CORPO E EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS.
PARA DANÇAR BASTA COMEÇAR, UMA VEZ QUE A DANÇA É PARA TODAS AS PESSOAS DE TODAS AS IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA, PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSO MOVIMENTO E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS POR UM RITMO.
PORTANTO, QUE TAL COLOCAR UMA MÚSICA E DANÇAR UM POUCO? É UMA ÓTIMA FORMA DE SE DIVERTIR, RELAXAR E CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.
ATENÇÃO:
A – MATERIAL TEÓRICO COMPLEMENTAR DISPONÍVEL AO FINAL DA ATIVIDADE
B – PARA O PRÓXIMO MOMENTO PRECISAREMOS DE UM BALÃO PARA CADA CRIANÇA E UM APARELHO DE SOM COM MÚSICAS.
QUESTÃO 1
ANTES DE INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE ALONGAR O CORPO? PORQUE?
RESPOSTA: SIM É IMPORTANTE, PERMITE RELAXAR O CORPO, AUMENTAR A FLEXIBILIDADE E AMPLITUDE DOS MOVIMENTOS, MELHORANDO O DESEMPENHO NA ATIVIDADE OU DESPORTO. AGORA QUE SABEMOS A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO, VAMOS ALONGAR NOSSO CORPO E AQUECÊ-LO COM UMA MÚSICA TRANQUILA DE FUNDO! ESTICANDO OS BRAÇOS E AS PERNAS, MOVIMENTANDO O TRONCO E A CABEÇA INCLUINDO AS EXPRESSÕES FACIAIS!
QUESTÃO 2
A IMPROVISAÇÃO É UTILIZADA DE VÁRIAS FORMAS NA DANÇA E EM VÁRIOS OUTROS MOMENTOS DA VIDA.
MAS AFINAL, O QUE É IMPROVISAR?
VOCÊ JÁ IMPROVISOU? QUANDO?
QUESTÃO 1
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. A DANÇA:
A) FAZ BEM AOS PÉS
B) FAZ MAL AO CORAÇÃO
C) FAZ BEM PARA A SAÚDE
D) FAZ MAL A SAÚDE
QUESTÃO 1
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. É UM DOS RITMOS DE DANÇA MAIS ANTIGO:
A) VIOLA
B) BAIXO
C) BATERIA
D) BALLET
QUESTÃO 1
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. É UM RITIMO DE DANÇA BRASILEIRA:
A) SAMBA
B) VIOLÃO
C) BATERIA
D) GUITARRA
PARA REFLETIR
VAMOS REFLETIR SOBRE NOSSA ATIVIDADE DE HOJE!
- QUAIS PARTES DO CORPO VOCÊ MAIS MOVIMENTOU?
- FEZ MOVIMENTOS REPETIDOS?
- VOCÊ E OS COLEGAS DANÇARAM DE MODOS DIFERENTES OU IGUAIS?
- AO DANÇAR O QUE SENTIU?
SUGESTÕES
- PALAVRA CANTADA | VEM DANÇAR COM A GENTE – DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=CG4RCUZL53U
- PALAVRA CANTADA | SAI PREGUIÇA – DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=VX8ODPW0J3I
- SITE COMO MUSICAS PARA A IMPROVISAÇÃO: WWW.EPIDEMICSOUND.COM
- EXEMPLO PARA A PROPOSTA 1: JOGO DE IMPROVISAÇÃO EM DANÇA – MEMBROS INFERIORES, DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=KAYZD9FI8SC
Saiba mais
- Consulte o site do MEC e leia o conteúdo dos artigos disponíveis no Link a seguir: portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga E Mestre Em Educação |
Componente Curricular | Arte/Dança |
Objetivos: Processos de Criação: Técnicas de improvisação e de criação do movimento Vocabulários corporais Processos de Criação: Processos de Criação e de composição em Dança Processos de Criação: Corpo Dançante | Habilidades: (GO-EF02AR12-B) Participar de processos de criação e de composição em dança com base nos interesses do coletivo, fazendo uso de materiais e recursos convencionais, alternativos e digitais. (GO-EF02AR12-A) Experimentar diferentes técnicas de improvisação e de criação do movimento de modo individual, coletivo e colaborativo, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados. (GO-EF02AR12-C) Perceber os diferentes corpos e as maneiras de mover-se, tendo a dança como mote para expandir as relações entre eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos. |
Referências | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol ii.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Brasil, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/compo nent/tags/tag/danca. Acessado em 25, jan. 22. Lima, Ruth Regina melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichatecnicaaula.html?aula=28120#:~:text=o%20que%20o%20aluno%20poder%c3%a1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%c3%aancias. Acessado em 25, jan. 22. Oliveira, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em: www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=o%20movimento%20%c3%a9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%c3%a7a.&text=enfim%2c%20a%20crian%c3%a7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas. Acessado em 25, jan. 22. |