ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINCADEIRAS CANTADAS
Fonte: canva.com
BRINCAR É BOM DEMAIS E PERMITE QUE A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE, TRANSFORMEM O DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS COM MUITA DIVERSÃO E INTERAÇÃO.
AS CANTIGAS DE RODAS OU PARLENDAS E BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMAS DAS VÁRIAS VARIAÇÕES E FORMAS DE BRINCAR E CONTRIBUEM MUITO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ELAS AJUDAM A DESENVOLVER A AUDIÇÃO, O RITMO, OS MOVIMENTOS CORPORAIS, O EQUILÍBRIO, A LINGUAGEM ORAL E A MEMÓRIA. É UMA BRINCADEIRA QUE FAVORECE A INTERAÇÃO AFETIVA E CONSTRÓI A MEMÓRIA MUSICAL.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
VAMOS CANTAR “CIRANDA-CIRANDINHA”:
CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR!
VAMOS DAR A MEIA VOLTA
VOLTA E MEIA VAMOS DAR
(NESSE PONTO AS CRIANÇAS INVERTEM A DIREÇÃO DA RODA).
O ANEL QUE TU ME DESTES
ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU
POR ISSO, DONA ROSA
ENTRE DENTRO DESTA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO
DIGA ADEUS E VÁ SE EMBORA.
QUESTÃO 2
AGORA, ESCREVA EM SEU CADERNO,TODAS AS PALAVRAS PRESENTES NA CANTIGA “CIRANDA-CIRANDINHA” QUE COMECEM COM A VOGAL A.
QUESTÃO 3
VAMOS CANTAR “ALECRIM”:
ALECRIM
ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO
ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO
FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
QUESTÃO 4
AGORA QUE JÁ CANTOU, BRINCOU E SE DIVERTIU, ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS CINCO PALAVRAS QUE ESTÃO NA CANTIGA “ALECRIM“.
ALECRIM | AMOR | FLOR | DOURADO | CAMPO |
A | L | E | C | R | I | M | U | V |
S | A | S | D | F | G | R | H | C |
D | G | T | D | D | Q | E | C | V |
G | F | J | F | O | E | C | A | B |
B | D | Y | L | U | F | S | M | N |
H | E | T | O | R | Y | A | P | M |
A | M | O | R | A | Q | D | O | L |
Y | H | E | E | D | D | G | R | K |
R | Q | Q | A | O | I | E | Y | G |
SAIBA MAIS
QUEM AI CONHECE A CUTIA?
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | Educação Física (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. Português (EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas. Matemática (EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017 Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999 |