You are currently viewing Matemática – Sistema de Numeração Decimal

Matemática – Sistema de Numeração Decimal

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Acesse essa proposta didática (slides 1 e atividade 1) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-5a-serie/

O Sistema de Numeração Decimal é um sistema composto por 10 algarismos (símbolos) diferentes utilizados para representar qualquer número (uma quantidade). Esse sistema é organizado em classes e ordens, para que possamos fazer a leitura e escrita.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: Pixabay.com.br

QUESTÃO 01

Os dinossauros são animais que viveram em nosso planeta há muito tempo. Alguns, inclusive, habitaram a região onde hoje é território brasileiro, sendo que um dos maiores foi o Oxalaia quilombensis. Observe o esquema a seguir e responda às questões.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano, p.25

A) Usando apenas algarismos para escrever os números, responda:

  • Qual o comprimento desse dinossauro?
  • há quantos anos viveu esse dinossauro? Escreva utilizando algarismos.

B) O Pampadromeus barberena é outro dinossauro que habitava o local onde hoje é território brasileiro. Ele viveu há cerca de 230000000 de anos. Faça a leitura e a escrita desse número.

Questão 02

A sequência dos números naturais é iniciada com o 0 e a partir daí acrescenta sempre uma unidade, obtendo o sucessor. Para o atendimento em um banco, cada cliente retira uma senha, que é chamada em um painel seguindo a sequência dos números naturais. Paula foi a esse banco e retirou a senha de número 559. Quando observou o painel, ele indicava o número a seguir.



Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano, p.28

A) Qual é o número da próxima senha a ser chamada no painel?

B) Qual é o número da senha que será chamada no painel logo:

  • antes da senha de Paula?
  • depois da senha dela?

C) Quantas senhas ainda serão chamadas antes da senha de Paula?

Questão 03

Os números naturais podem ser representados na reta numérica, onde o zero indica a origem e a partir dele fazemos marcações e indicamos a sequência dos números naturais no sentido da esquerda para a direita. Entre uma marcação e a seguinte, usamos uma mesma unidade. A sequência dos números naturais continua infinitamente.

Na reta numérica a seguir foram indicadas letras e alguns números naturais.




Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano, p.28

Qual letra corresponde a sequência de números abaixo?

Questão 04

Os números pares podem ser classificados em pares (terminados em 0, 2, 4, 6 e 8) e ímpares (terminados em 1, 3, 5, 7 e 9). Na sequência numérica abaixo, para obter o número seguinte, acrescenta-se 2 unidades.

A) O que os números dessa sequência têm em comum?

B) Quais serão os próximos cinco números dessa sequência?

C) Escreva uma sequência com os números naturais de 7 até 15 que não estão na sequência acima. O que os números dessa sequência têm em comum?

D) Descreva as etapas que podemos seguir para identificar se certo número natural é par ou ímpar.

Questão 05

Para comparar dois números naturais, basta olhar na reta numérica. Aquele que estiver à esquerda é menor do que o que está à direita.

Complete os espaços em branco com os sinais > (maior do que) ou < (menor do que)

A) 1 000 ____ 999

B) 999 ____ 998

C) 10 529 ____ 10 528

D) 10 002 ____ 100 002

Questão 06

Para preparar um trabalho escolar, Larissa pesquisou na internet os cinco países da América do Sul com maior extensão territorial. Observe e em seguida escreva o nome desses países colocando-os em ordem decrescente de acordo com a extensão territorial.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano, p.30

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o Sistema de Numeração Decimal, assista aos vídeos abaixo.

Canal do Professor Hélio Roberto da Rocha. Disponível em < #1 Sistema de Numeração Decimal > – YouTube

Canal do Professor Hélio Roberto da Rocha. Disponível em < #2 Sistema de Numeração Decimal > – YouTube


Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos(EAJAMA0501-Modificada) Ler, escrever, comparar, compor, decompor e ordenar números naturais.  

ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018