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Educação Física: Lutas do Brasil

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eja.

Existem diversas lutas criadas no Brasil como a capoeira, o jiu-jitsu brasileiro, a luta marajoara e o huka-huka. E é sobre essas práticas corporais que vamos dialogar na aula de hoje. Vamos nessa?!


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTAS DO BRASIL

8ª série – Eja – Educação Física – Aula 13 – LUTAS DO BRASIL

Na aula do Professor Luciano dialogamos sobre diversas lutas que tiveram origem aqui no Brasil. Uma delas é a Capoeira, que tem raízes na cultura africana. Foi trazida para o nosso país pelos negros da África, que vieram para ser escravizados. A capoeira disfarça seus golpes em movimentos de dança e brincadeira, somando à sua prática instrumentos musicais e cantos que destacam suas origens e tradições.

Conhecemos outra forma de luta do Brasil, reconhecida mundialmente: o Jiu-jitsu. Surgiu devido à família Gracie e em especial, Hélio Gracie, que adaptou uma antiga arte marcial japonesa, associando a ela novos golpes que se mostraram praticamente invencíveis.

Aprendemos sobre a luta marajoara, prática genuinamente brasileira. Oriunda de práticas de lazer praticadas pelos povos originários da Ilha de Marajó, no Pará, ela foi e ainda é passada de geração para geração. É um estilo de luta agarrada, que tem como objetivo projetar o oponente de costas no chão, através de técnicas de desequilíbrio e projeção. Não são permitidos golpes contundentes como socos e chutes, nem estrangulamentos ou torções.

Identificamos outra forma de luta criada no Brasil, originária dos povos indígenas que sobrevivem no território brasileiro: o Huka-Huka. É também uma forma de luta agarrada, sem que ocorram golpes como chutes ou socos. Como toda prática indígena, o Huka-Huka não é apenas uma forma de luta, e sim uma atividade ligada às cerimônias e tradições dos seus povos, envolvendo significados específicos, pinturas corporais e o uso de diferentes adereços corporais.

ATIVIDADE 1

Cada uma dessas formas de lutas brasileiras possuem suas histórias, tradições e técnicas. Você pode conhecê-las melhor através da internet, com diversos vídeos e textos sobre elas. Se tiver oportunidade de praticá-las, não perca a chance. Para além das aulas de Educação Física, você pode vivenciá-las em academias que se encaixam na sua realidade social. Quem sabe você se identifica com uma delas, e ela passa a fazer parte da sua rotina de autocuidado? Boa prática!

ATIVIDADE 2

Mesmo o Brasil tendo criado diversas lutas, é comum, nós, brasileiros, conhecermos mais as lutas estrangeiras, especialmente as orientais. Isso nos faz refletir sobre o valor que damos à nossa própria cultura e como consumimos, principalmente através da mídia, os elementos de outros. Essa reflexão é com certeza um bom tema para um debate. Hoje, o da nossa discussão é a valorização da nossa cultura “versus” a valorização de culturas estrangeiras. Você debaterá com seus colegas, na escola, sobre os pontos positivos e negativos dessa relação e como podemos incorporar elementos de outras culturas sem desvalorizar a nossa. Para isso é preciso que você escreva sua opinião sobre o assunto e também apresente argumentos que defendam seu ponto de vista. Bom trabalho!

Lembre-se! Um debate é um diálogo mediado, onde pelo menos duas pessoas ou dois grupos expõem suas ideias e pareceres sobre um determinado assunto.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0829) Dialogar e vivenciar lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
Língua Portuguesa(EAJALP0839) Elaborar roteiros para entrevistas e debates.