You are currently viewing ARTE – DANÇA – NO RÍTMO DA DANÇA

ARTE – DANÇA – NO RÍTMO DA DANÇA

Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 08/11/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NESTA VIDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER MAIS UMA LINGUAGEM DA ARTE, A LINGUAGEM DA DANÇA. A DANÇA É UMA FORMA DE LINGUAGEM CORPORAL, ONDE PODEMOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO CORPO O QUE QUEREMOS DESTACAR.

C:\Users\Deise&Branco\Downloads\ballerinas-1376250_1920.jpg

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: DANÇA, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA BASEADA NO MOVIMENTO CORPORAL.

Arte | 1º Ano | Ens Fundamental | Aula 8

OLÁ CRIANÇAS!  TUDO BEM? A AULA DE HOJE ESTÁ SUPER ANIMADA! VOCÊ VAI APRENDER UM ASSUNTO QUE ESTÁ SEMPRE EM NOSSO COTIDIANO, A DANÇA.

A DANÇA É UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA BASEADA NO MOVIMENTO CORPORAL. QUEM DANÇA TEM MAIS FACILIDADE PARA CONSTRUIR A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO, O QUE É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO E A MATURIDADE DO INDIVÍDUO E A FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA SOCIAL. VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM CORPORAL E SEUS NÍVEIS E RITMOS.

ASSISTA A VIDEOAULA QUE ESTÁ SUPER INTERESSANTE E DIVERTIDA!

ATIVIDADE -1

GRANDE PARTE DAS MÚSICAS POPULARES TAMBÉM POSSUEM COREOGRAFIAS BEM FÁCIES DE FAZER. VAMOS EXPLORAR UMA DESSAS MÚSICAS. ESSE É UM TRECHO DA MÚSICA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

A IMAGEM ABAIXO MOSTRA A COREOGRAFIA DA MÚSICA! QUE TAL VOCÊ FAZER A COREOGRAFIA TAMBÉM!

FONTE: LOPES, 2017

AGORA É HORA DE REGISTRAR! OBSERVE A CANTIGA POPULAR E SUA COREOGRAFIA E RESPONDA AS QUESTÕES:

  • VOCÊ JÁ CONHECIA ESSA MÚSICA? SABE DANÇAR ELA? 
  • ESCREVA EM SEU CADERNO UM TRECHO DESSA MÚSICA E PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS:
  • CONTE QUANTAS PALAVRAS TEM NO TRECHO DESSA MÚSICA:
  • PINTE DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE NOMEIAM PARTES DO CORPO.

ATIVIDADE 2 – RITMOS E EXPRESSÕES.

CONVIDE O PAPAI, MAMÃE, IRMÃOS, VIZINHOS PARA BRINCAR COM VOCÊ.

DANÇAR É MOVIMENTAR-SE PELO ESPAÇO, É SENTIR O CORPO LIVRE, É COMUNICAR-SE CONSIGO MESMO, É DESFRUTAR, LIBERTAR-SE… CONVIDAR PARA DANÇAR É ANIMAR A QUEBRAR PRECONCEITOS, MEDOS, VERGONHAS…

FAÇAM MOVIMENTOS DO COTIDIANO DANÇANDO. 

EXEMPLOS: ESCOVANDO OS DENTES;

                  LAVANDO O CABELO;

                  VESTINDO ROUPAS;

                  AMARRANDO OS SAPATOS…

VOCÊ IRÁ PERCEBER COMO É DIVERTIDO AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS?

  • PRINCIPAIS LINGUAGENS DA ARTE;
  • ÊNFASE NA LINGUAGEM DA DANÇA;
  • ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA DANÇA;
  • NÍVEIS E RITMOS EM DANÇA;
  • VÍDEO: IMITANDO OS BICHOS;
  • ARTE E SÁUDE – BENEFÍCIOS DA DANÇA.

Habilidade estruturante:
Habilidades complementares: 
(GO-EF01AR09-A). ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS PARTES E O TODO CORPORAL NA CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO DANÇADO, A PARTIR DE ORIENTAÇÕES ANATÔMICAS, PERCEPÇÃO DE AÇÕES DA GRAVIDADE, ALINHAMENTOS POSTURAIS, APOIOS, TEMPOS, EIXOS, PLANOS, DIREÇÕES.
(GO-EF01AR12-C). PERCEBER OS DIFERENTES CORPOS E AS MANEIRAS DE MOVER-SE, TENDO A DANÇA COMO MOTE PARA EXPANDIR AS RELAÇÕES ENTRE EU/OUTRO, INDIVIDUAL/COLETIVO, FOMENTANDO OS PROCESSOS INDENITÁRIOS, SUBJETIVOS, SIMBÓLICOS E IMAGINATIVOS.
(GO-EF01AR27). EXPERIMENTAR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO, CONSCIÊNCIA E PERCEPÇÃO DO CORPO, TAIS COMO: ELEMENTOS DAS PRÁTICAS SOMÁTICAS, DANÇAS DE RODA, JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DRAMATIZADAS E OUTRAS ATIVIDADES INTERARTÍSTICAS.
Referências:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
DANÇA… ENSINO, SENTIDO E POSSIBILIDADES NA ESCOLA, DÉBORA BARRETO, 163 PÁGS., ED. AUTORES ASSOCIADOS.
GARCIA, ANGELA; HAAS, ALINE. RITMO E DANÇA. CANOAS: ULBRA, 2003.
LOPES, CAMARGO ANDRÉ (ORG.). NOVO PITANGUÁ: ARTES. 1 ª ED. MODERNA: SÃO PAULO.2017.
https://pixabay.com/pt/.