Olá, estudante! Esta videoaula de ARTE foi veiculada na TV no dia 08/11/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER MAIS UMA LINGUAGEM DA ARTE, A LINGUAGEM DA DANÇA. A DANÇA É UMA FORMA DE LINGUAGEM CORPORAL, ONDE PODEMOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO CORPO O QUE QUEREMOS DESTACAR.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM O TEMA: DANÇA, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA BASEADA NO MOVIMENTO CORPORAL.
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM? A AULA DE HOJE ESTÁ SUPER ANIMADA! VOCÊ VAI APRENDER UM ASSUNTO QUE ESTÁ SEMPRE EM NOSSO COTIDIANO, A DANÇA.
A DANÇA É UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA BASEADA NO MOVIMENTO CORPORAL. QUEM DANÇA TEM MAIS FACILIDADE PARA CONSTRUIR A IMAGEM DO PRÓPRIO CORPO, O QUE É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO E A MATURIDADE DO INDIVÍDUO E A FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA SOCIAL. VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM CORPORAL E SEUS NÍVEIS E RITMOS.
ASSISTA A VIDEOAULA QUE ESTÁ SUPER INTERESSANTE E DIVERTIDA!
ATIVIDADE -1
GRANDE PARTE DAS MÚSICAS POPULARES TAMBÉM POSSUEM COREOGRAFIAS BEM FÁCIES DE FAZER. VAMOS EXPLORAR UMA DESSAS MÚSICAS. ESSE É UM TRECHO DA MÚSICA: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.
A IMAGEM ABAIXO MOSTRA A COREOGRAFIA DA MÚSICA! QUE TAL VOCÊ FAZER A COREOGRAFIA TAMBÉM!
FONTE: LOPES, 2017
AGORA É HORA DE REGISTRAR! OBSERVE A CANTIGA POPULAR E SUA COREOGRAFIA E RESPONDA AS QUESTÕES:
- VOCÊ JÁ CONHECIA ESSA MÚSICA? SABE DANÇAR ELA?
- ESCREVA EM SEU CADERNO UM TRECHO DESSA MÚSICA E PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS:
- CONTE QUANTAS PALAVRAS TEM NO TRECHO DESSA MÚSICA:
- PINTE DE VERMELHO AS PALAVRAS QUE NOMEIAM PARTES DO CORPO.
ATIVIDADE 2 – RITMOS E EXPRESSÕES.
CONVIDE O PAPAI, MAMÃE, IRMÃOS, VIZINHOS PARA BRINCAR COM VOCÊ.
DANÇAR É MOVIMENTAR-SE PELO ESPAÇO, É SENTIR O CORPO LIVRE, É COMUNICAR-SE CONSIGO MESMO, É DESFRUTAR, LIBERTAR-SE… CONVIDAR PARA DANÇAR É ANIMAR A QUEBRAR PRECONCEITOS, MEDOS, VERGONHAS…
FAÇAM MOVIMENTOS DO COTIDIANO DANÇANDO.
EXEMPLOS: ESCOVANDO OS DENTES;
LAVANDO O CABELO;
VESTINDO ROUPAS;
AMARRANDO OS SAPATOS…
VOCÊ IRÁ PERCEBER COMO É DIVERTIDO AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO, PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS?
- PRINCIPAIS LINGUAGENS DA ARTE;
- ÊNFASE NA LINGUAGEM DA DANÇA;
- ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA DANÇA;
- NÍVEIS E RITMOS EM DANÇA;
- VÍDEO: IMITANDO OS BICHOS;
- ARTE E SÁUDE – BENEFÍCIOS DA DANÇA.
Habilidade estruturante: Habilidades complementares: | (GO-EF01AR09-A). ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS PARTES E O TODO CORPORAL NA CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO DANÇADO, A PARTIR DE ORIENTAÇÕES ANATÔMICAS, PERCEPÇÃO DE AÇÕES DA GRAVIDADE, ALINHAMENTOS POSTURAIS, APOIOS, TEMPOS, EIXOS, PLANOS, DIREÇÕES. (GO-EF01AR12-C). PERCEBER OS DIFERENTES CORPOS E AS MANEIRAS DE MOVER-SE, TENDO A DANÇA COMO MOTE PARA EXPANDIR AS RELAÇÕES ENTRE EU/OUTRO, INDIVIDUAL/COLETIVO, FOMENTANDO OS PROCESSOS INDENITÁRIOS, SUBJETIVOS, SIMBÓLICOS E IMAGINATIVOS. (GO-EF01AR27). EXPERIMENTAR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO, CONSCIÊNCIA E PERCEPÇÃO DO CORPO, TAIS COMO: ELEMENTOS DAS PRÁTICAS SOMÁTICAS, DANÇAS DE RODA, JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DRAMATIZADAS E OUTRAS ATIVIDADES INTERARTÍSTICAS. |
Referências: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DANÇA… ENSINO, SENTIDO E POSSIBILIDADES NA ESCOLA, DÉBORA BARRETO, 163 PÁGS., ED. AUTORES ASSOCIADOS. GARCIA, ANGELA; HAAS, ALINE. RITMO E DANÇA. CANOAS: ULBRA, 2003. LOPES, CAMARGO ANDRÉ (ORG.). NOVO PITANGUÁ: ARTES. 1 ª ED. MODERNA: SÃO PAULO.2017. https://pixabay.com/pt/. |