OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
CONHECER OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E IDENTIFICÁ-LOS EM SUAS PLANIFICAÇÕES É REQUISITO ESSENCIAL EM MUITAS PROFISSÕES COMO ENGENHARIA, ARQUITETURA E ATIVIDADES QUE TRABALHAM COM DESENHOS E CRIAÇÕES COMO COSTUREIRA, MESTRE DE OBRA E MUITAS OUTRAS.
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
VAMOS COMEÇAR COM ATIVIDADES PARA VOCÊ CONSEGUIR VISUALIZAR OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, OU SEJA, AS FIGURAS ESPACIAIS E SUAS PLANIFICAÇÕES.
O CUBO É UM SÓLIDO GEOMÉTRICO QUE TEM COMO CARACTERÍSTICAS: 8 VÉRTICES; 6 FACES E 12 ARESTAS.
A PIRÂMIDE TEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: 5 VÉRTICES; 5 FACES E 8 ARESTAS.
O PRISMA É UM SÓLIDO GEOMÉTRICO QUE TEM A QUANTIDADES DE FACES CORRESPONDENTES À QUANTIDADE DE ARESTAS QUE TEM A FIGURA PLANA DE SUA BASE.
NESTE CASO UM PRISMA COM 8 ARESTAS, OU LADOS, E ASSIM, SUAS CARACTERÍSTICAS SÃO: 16 VÉRTICES; 10 FACES E 24 ARESTAS.
A GEOMETRIA SURGIU COMO O CAMPO DO CONHECIMENTO LIDANDO COM AS RELAÇÕES ESPACIAIS: GEO (TERRA) METRIA (MEDIR, METRO). EUCLIDES, QUE VIVEM 300 a.C, É CONSIDERADO O PAI DA GEOMETRIA. ELE TROUXE O RIGOR DAS MEDIDAS E ESCREVEU O LIVRO “OS ELEMENTOS”.
GEOMETRIA É ASSIM UM RAMO DA MATEMÁTICA PREOCUPADO COM QUESTÕES DE FORMA, TAMANHO E POSIÇÃO RELATIVA DE FIGURAS E COM AS PROPRIEDADES DOS ESPAÇOS.
E SUA APLICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO MUITO MAIS DO QUE IMAGINAMOS.
VAMOS À ATIVIDADE PROPOSTA PARA A AULA DE HOJE.
AGORA É COM VOCÊ!
MARIA TRABALHA COM CAIXAS ARTESANAIS PARA PRESENTES E ESTÁ PLANEJANDO UM NOVO FORMATO DE CAIXA PARA O NATAL. OBSERVE A FOTO DA CAIXA E DESCUBRA SUA PLANIFICAÇÃO.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0218) RELACIONAR FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS COM SUAS PLANIFICAÇÕES E EXPLORAR O SIGNIFICADO DE PLANIFICAÇÃO DE UMA FIGURA ESPACIAL. HISTÓRIA (EAJAHI0210) DIFERENCIAR AS FONTES HISTÓRICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPREENSÃO E ESCRITA DA HISTÓRIA. |
Referências: | Matemática – Prismas e Pirâmides: relações entre seus elementos e planificação – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br) |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).