OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS CONHECER OS DIREITOS E DEVERES DE CADA CIDADÃO. TODOS NÓS TEMOS DIREITOS E DEVERES A CUMPRIR. É ISSO QUE FAZ DE NÓS UM CIDADÃO
CONHECER DIREITOS E DEVERES É UMA FORMA DE A CRIANÇA NÃO SÓ COMPREENDER NOÇÕES DE CIDADANIA, COMO TAMBÉM DE SE PERCEBER COMO CIDADÃ. A PROPOSTA DESTA SEQUÊNCIA, ALÉM DE PASSAR AO ALUNO ESSAS NOÇÕES, É ESTIMULÁ-LO A COMPREENDER SEU PAPEL COMO SUJEITO ATIVO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE E A IDENTIFICAR SEUS DIREITOS E DEVERES. VEJAM A VIDEOAULA QUE PREPARAMOS PARA VOCÊS.
EXISTEM DOCUMENTOS QUE ASSEGURAM ESSES DIREITOS, COMO:
• A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE É O CONJUNTO DE LEIS QUE REGE O BRASIL;
• A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA GARANTE O BEM ESTAR, A SAÚDE, A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS;
• O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DEDICADA AOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, CUJA APROVAÇÃO, EM 1990, FOI UMA CONQUISTA IMPORTANTE.
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS:
• DIREITO À MORADIA;
• DIREITO DE FREQUENTAR A ESCOLA;
• DIREITO À ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE;
• DIREITO DE RECEBER ASSISTÊNCIA MÉDICA;
• DIREITO AO LAZER.
OS DEVERES DAS CRIANÇAS:
• DEDICAR-SE AOS ESTUDOS;
• RESPEITAR OS COLEGAS;
• RESPEITAR OS PROFESSORES;
• NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO;
• AJUDAR OS ADULTOS NAS TAREFAS DOMÉSTICAS.
CHEGOU A HORA DA ATIVIDADE. VAMOS LÁ?
ATIVIDADE 1
ESCREVA DOIS DIREITOS DA CRIANÇA QUE DIZEM RESPEITO AO AMBIENTE DOMÉSTICO E ESCOLAR:
ATIVIDADE 2
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A. ( ) TODA CRIANÇA TEM COMO DEVER RESPEITAR SEU PROFESSOR E OS COLEGAS.
B. ( ) AS CRIANÇAS DEVEM TRABALHAR PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA.
C. ( ) AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS E NENHUM DEVER
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- COMPREENDER SEU PAPEL COMO SUJEITO ATIVO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE;
- CONHECER O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;
- IDENTIFICAR SEUS DIREITOS E DEVERES.
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02HI01) RECONHECER ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE APROXIMAM E SEPARAM AS PESSOAS EM DIFERENTES GRUPOS; (EF02HI02) IDENTIFICAR E DESCREVER PRÁTICAS E PAPÉIS SOCIAIS QUE AS PESSOAS EXERCEM EM DIFERENTES COMUNIDADES. |