Você sabia que em nossa vida existem objetos feitos de vários tipos de materiais? Existem materiais que são duros, outros mais flexíveis, uns frágeis e outros muito resistentes.
Observe os objetos abaixo e tente pensar de qual material ele foi feito.
1 – Escreva na frente do nome dos brinquedos abaixo, qual o material que pode ter sido usado em sua fabricação. Observe o quadro abaixo com algumas dicas de materiais:
VIDRO MADEIRA BORRACHA PAPEL PLÁSTICO METAL TECIDO |
PIÃO: __________________________
BOLA : _________________________
PIPA: __________________________
URSINHO: _______________________
2 – A borracha é um material duro ou flexível? O que você acha ser vantagem de um material flexível?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Seria possível fazer uma pipa usando madeira? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Qual ou quais dos brinquedos desenhados no início da atividade poderiam ser feitos de madeira? Desenhe essas opções no quadro abaixo.
5 – Quais dos materiais abaixo tem a característica de ser flexível? Marque as alternativas.
- Plástico
- Madeira
- Borracha
- Vidro
Proponentes – Professores | Bruna Paula Soares |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | https://br.freepik.com/vetores-premium/colecao-dos-desenhos-animados-brinquedos_759173.htm#page=4&query=brinquedos&position=16 , acesso em 31/03/2021 |
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJA | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | B |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Ciclo da Infância e Adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Habilidade complementares: (EF02CI01-B) Identificar e comparar as características dos materiais, como metais, madeira, vidro etc., que compõem os objetos de uso cotidiano. (EF02CI02-A) Distinguir as propriedades de flexibilidade, dureza, textura, transparência, comparando os diferentes materiais que compõem os objetos de uso cotidiano. (EF02CI02-B) Comparar e propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano |
Temática | Matéria e Energia |