Hoje aprenderemos um pouco sobre os elementos constitutivos da arte. Fique atento!! A linha é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Na palma da nossa mão? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas. A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. Observe as linhas abaixo:
ATIVIDADE 1
Era uma vez uma linha, que era muito assanhadinha e vivia se transformando em coisas diferentes. Leia o texto abaixo com atenção:
A LINHA ASSANHADA
(Autor: Carlos Jorge)
Era uma linha assanhada,
Era tudo e quase nada…
Era um retângulo, um quadrado,
um círculo ou um triângulo.
Era torta, reta, curva, semi-reta.
Inventava e desenhava formas…
Outro dia foi montanha.
Se desmanchou e virou céu…
Se cansou e virou mar…
Se aborreceu e virou sol…
Reta, curva, torta e quase certa.
Certo dia imitou homem…
Não gostou e virou bicho.
Enrolou e enroscou.
Se contorceu para endireitar.
Se engasgou para consertar e embaraçou.
Virou um tanto de coisas grandes, miúdas.
Acertou e desacertou.
Rolou pra lá e pra cá.
Virou ponto e sossegou.
Quando meu nome, num coração ela formou.
Se você fosse uma linha, o que gostaria de ser?
(Fonte: Acervo Pessoal)
ATIVIDADE 2 (Essa atividade deve ser feita no caderno)
Vamos ilustrar a poesia? Se você tiver um barbante, pode fazer as ilustrações com a linha, se não tiver barbante, pode desenhar mesmo.
Era um retângulo, um quadrado, um círculo ou um triângulo. |
Outro dia foi montanha. Se desmanchou e virou céu… |
Se aborreceu e virou sol… |
Certo dia imitou homem… |
Se você fosse uma linha, o que gostaria de ser? |
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJA | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | B |
Componente Curricular: | Arte |
Ciclo da Infância e Adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | Habilidade estruturante:(GO-EF02AR02-B) Conhecer s elementos constitutivos das artes visuais: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística. |
Proponentes – Professores | Liliane Tosta Costa Barbosa Viviane Aparecida Garcia Guimarães |
Instituição Educacional | Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | Figura 1: https://br.pinterest.com/pin/805370345837691147/ . Último acesso: 13/03/2021 |