Olá!
O que você entendeu do texto do Garfield?! Comente com alguém da sua casa.
Leia com atenção:
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Dizemos que a linguagem é mista, quando há um uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem.
ATIVIDADE 1
Observe alguns exemplos:
A Interpretação de Textos
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
a) dificuldade de conexão entre as pessoas
b) aceleração da vida na contemporaneidade
c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
d) desencontro de pensamentos sobre um assunto
Proponentes – Professores: | Gláucia Ferreira Ramos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Renascer |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 4ª Série |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. (EAJALP0471) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticos dos gêneros. (EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas. |
Temática | Linguagem não verbal |