Olá! Vamos estudar esta semana sobre a malha quadriculada e aprender a calcular áreas através dela. Lembre-se sempre de organizar seu caderno com cabeçalho e a data e o número da atividade que está realizando.
Atividade 1
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/ma1-e1629233256655.jpg)
Antes de começar, você sabe o que é uma malha quadriculada? Leia e escreva em seu caderno o resumo abaixo:
Malha quadriculada é um quadro com linhas e colunas que formam quadradinhos de mesma medida. Em uma malha quadriculada Podemos desenhar formas geométricas. Veremos algumas nesta semana. |
Vamos assistir a um vídeo e entender um pouco mais sobre este assunto?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CO8oIReYZFg
Atividade 2
1) Leia e resolva a questão abaixo:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/ma2-e1629233204430.jpg)
Escreva no seu caderno a sua resposta e como você fez para encontrá-la: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Calculando área na malha quadriculada
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/mat1-e1629305182506-1024x768.png)
a) Qual é a área ocupada pelo desenho da porta na malha quadriculada, considerado que cada quadradinho mede 1 cm²?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/mat2-e1629305246956.jpg)
b) Mariana gosta de pintar usando papel quadriculado para formar diferentes mosaicos. na última aula, ela fez a pintura abaixo. qual é a área ocupada pelos quadradinhos pintados de preto neste desenho?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2021/08/mat2-1-e1629305344781.png)
Cicio da infância / Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | D |
Componente Curricular: | Matemática |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (EF04MA21-B) Medir e comparar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área. |