Olá! A luz tem algumas formas de entrar em contato com os materiais. Que tal aprender um pouco sobre isso?
Atividade 1
Veja a explicação a seguir:
Agora, você vai fazer uma experiência!
Pegue um copo transparente ou um material de plástico transparente. Você consegue ver o que está do outro lado? Explique o que pode ter acontecido.
DICA: Você pode encontrar a resposta na explicação. Escreva em seu caderno ou converse com alguém de sua casa.
Atividade 2
Complete as lacunas escrevendo refração, reflexão ou absorção:
Quando a luz atravessa pelos objetos temos:
Quando a luz é absorvida por um objeto temos:
Quando a luz bate e volta em um objeto temos:
Escreva refração, reflexão ou absorção: O que acontece quando você olha para uma bacia que tem uma água limpinha?
Proponentes – Professores | Natália Jordana |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | SILVA, Natália Jordana Vieira. Esquema explicativo sobre o comportamento da luz nos materiais. 2020. 1 Fotografia. |
Cicio da infância/ Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares | Habilidade estruturante: (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano). |