Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 25/08/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula! Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Ginástica de conscientização corporal na modalidade Alongamento. Estudaremos Conceito, valores, Regras e fundamentos técnicos de segurança.
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Alongamento
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação de doenças.
MODALIDADES: Alongamento, Pilates, Yoga, Massagem biodinâmica, etc.
ALONGAMENTO
HISTÓRIA
O alongamento foi criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920.
Teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.
https://i.blogs.es/fae6cb/0lncmhm-vbu/1366_2000.jpg
CONCEITO
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, com objetivo de que promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
BENEFÍCIOS
Proporcionam maior consciência corporal;
- Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
- Alivia a tensão muscular Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
- Aumenta a consciência corporal,
- Melhora a postura;
- Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
- Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
- Ativa a circulação sanguínea;
- Prepara o músculo para a atividade física;
- Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).
REGRAS
QUANDO ALONGAR?
É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Alongamentos podem também ser feitos a qualquer hora.
Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar ou quando for identificada alguma tensão muscular.
COMO ALONGAR?
Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
PRINCIPAIS TIPOS DE ALONGAMENTO
- Alongamento ativo (estático e dinâmico);
- Alongamento passivo (estático e dinâmico)
ALONGAMENTO ATIVO
Exercícios de alongamento em que um indivíduo assume uma posição alongada utilizando somente a contração dos músculos agonistas do movimento.
ALONGAMENTO ATIVO ESTÁTICO
Nos exercícios ativo-estáticos o indivíduo alcança e mantém esta posição sem nenhuma ajuda além da própria contração. Estes alongamentos são difíceis de se manter por mais de dez segundos.
ALONGAMENTO ATIVO DINÂMICO
Os alongamentos ativo-dinâmicos consistem em oscilações controladas dos membros para atingir os limites da amplitude de movimento. Estes exercícios são executados em séries e devem ser interrompidos se houver algum sinal de fadiga.
ALONGAMENTO PASSIVO
Exercícios do método passivo de alongamento utilizam forças externas para auxiliar a alcançar a flexibilidade máxima, como parceiros, pesos, gravidade ou outros.
ALONGAMENTO PASSIVO ESTÁTICO
Nos alongamentos passivo-estático, o indivíduo assume uma posição alongada e a mantém por um período de tempo que pode variar de 10 segundos até alguns minutos.
ALONGAMENTO PASSIVO DINÂMICO
Nos exercícios de alongamento passivo-dinâmico há movimento de oscilação com ritmo e amplitudes variadas.
VALORES
Pessoas de todas as idades, de crianças e adolescentes a adultos e idosos, pessoas com limitações, dos sedentários aos mais ativos.
Não há restrição quanto ao local de sua prática sendo:
(quadra, grama, parque, praça, ao ar livre e até mesmo em casa.
TÉCNICAS DE SEGURANÇA
Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves, respeitando seu limite.
Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões.
A respiração é fundamental para a qualidade da execução, quando você respira adequadamente durante o alongamento, relaxa as partes tensionadas e tem a sensação de “diminuir a dor” nos pontos trabalhados.
ATIVIDADE 01
Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre o tema abordado: Alongamento.
Em seguida, responda a seguinte pergunta: Você já participou de aula de alongamento?
Descreva como foi sua aula, onde, com quem e quais exercícios foram propostos e realizados.
ATIVIDADE 02
Agora que você aprendeu dicas de alongamento, que tal convidar seus familiares para experimentação dos exercícios de alongamento?
Registre esse momento com vídeos e fotos.
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito; (GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica. |