Olá! Hoje você vai conhecer a Marli! Ela ainda é nova no bairro e está aprendendo a ler, portanto, não sabe onde ficam os lugares muito bem…Que tal ajudá-la?
Atividade 1
a) Para Marli ir até o supermercado, ela deve ir para o caminho a sua direita ou a sua esquerda?
b) Para ir até a drogaria, Marli precisa ir a direita ou a esquerda?
Atividade 2
Você está com saudades da sua sala de aula? Lúcia estava com muita saudade de sua sala e decidiu fazer um desenho de onde cada colega da turma se sentava na sala.
Veja:
Agora, responda em seu caderno:
A) Quem se senta nas carteiras atrás de Lúcia?
B) Quem está na frente de Célia?
C) Quem está entre Marina e Fábio?
Continue observando a sala de aula da Lúcia. Fique atento, porque as perguntas vão mudar…
Observe que tem alguns alunos que estão mais próximos ou mais distantes da mesa da professora e também em relação ao quadro da sala de aula.
Observe bem a figura e responda as questões:
A) Quem está mais próxima da professora: Lúcia ou Célia?
B) Quem está mais distante do quadro da sala: Fábio, Saulo ou Reinaldo?
C) Quem está mais próxima de Ana: Marina ou Lúcia?
D) E quem está mais próximo de Rogério: Ana ou Reinaldo?
Agora é a sua vez! Faça como a Lúcia! Imagine sua sala de aula, o lugar em que você vai se sentar e os colegas que estão perto de você. Utilize a sua criatividade! Pode até inventar o nome dos colegas!
Proponentes – Professores | Natália Jordana |
Instituição Educacional | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE | Brasil Di Ramos Caiado |
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos. | SILVA, Natália Jordana Vieira. Marli caminha pelo bairro. 2021. 1 fotografia. SILVA, Natália Jordana Vieira. Lúcia e sua sala de aula. 2021. 1 fotografia. |
Cicio da infância/ Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | C |
Componente Curricular: | Matemática |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante Habilidades Complementares | Habilidade estruturante: (EF03MA12-B) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis, com ou sem malhas quadriculadas, maquetes e tecnologias digitais, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência, em situações diversas. |