OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA E LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA
NESTA AULA VOCÊ CONHECERÁ OS PRODUTOS, AS MEDIDAS E AS REAÇÕES QUÍMICAS PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA QUE AJUDARÃO NA DIMINUIÇÃO DO SEU ORÇAMENTO FAMILIAR. APRENDERÁ TAMBÉM COMO FAZER CÁLCULOS POR ESTIMATIVA, PROPORÇÃO E ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES EM MEDIDAS USUAIS E REVISARÁ O GÊNERO TEXTUAL RECEITA.
ASSISTA O VÍDEO PRODUZIDO PELA PROFESSORA ALDA – RECEITA DE ECONOMIA
NO VÍDEO QUE VOCÊ ACABOU DE ASSISTIR, A PROFESSORA ALDA ABORDOU GRANDEZAS E MEDIDAS POR MEIO DO GÊNERO RECEITA, CALCULANDO A PROPORÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER QUALQUER QUANTIDADE DE ÁGUA SANITÁRIA.
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR, CONHEÇA QUAIS PRODUTOS QUÍMICOS ESTÃO PRESENTES NO PRODUTO ÁGUA SANITÁRIA QUE ATUA COMO DESINFETANTE, ALVEJANTE E BACTERICIDA E APRENDA COMO FAZER.
E SE QUISER ANOTAR, VEJA A RECEITA COMPLETA:
LEMBRE-SE! A RECEITA CULINÁRIA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM COMO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS O USO DE LINGUAGEM SIMPLES E OBJETIVA, A INDICAÇÃO DOS INGREDIENTES NECESSÁRIOS E A SEQUÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS.
ATIVIDADE 2
BASEADO NA RECEITA DA ATIVIDADE ANTERIOR, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAL A PROPORÇÃO EXISTENTE NESTA RECEITA?
- SE VOCÊ QUISER FAZER MENOS PRODUTO, QUAIS SERIAM AS QUANTIDADES NECESSÁRIAS?
ATIVIDADE 3
GOSTARAM DA RECEITA DE ÁGUA SANITÁRIA? PERCEBERAM AS VANTAGENS DE PRODUZIR ESSE PRODUTO EM CASA. SE QUISER PRODUZIR 150 LITROS DE ÁGUA SANITÁRIA, QUANTO DE PRODUTOS VOCÊ PRECISARÁ COMPRAR E QUANTO SERÁ O CUSTO? FAÇA OS CÁLCULOS E REGISTRE EM SEU CADERNO.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!!
COMPONENTES CURRICULARES | OBJETIIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. |
LÍNGUA PORTUGUESA | (EAJALP0423) RECONHECER A FORMA, O CONTEÚDO, O ESTILO E A FUNÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS. |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | (EAJACI0303) RECONHECER QUE AS AÇÕES DOS SERES HUMANOS INTERFEREM NO CICLO HIDROLÓGICO E COMPARTILHAR REFLEXÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA EM CASA, NA ESCOLA E NO TRABALHO. |