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Língua Portuguesa – Gênero textual: poema

Esta videoaula  foi veiculada na TV no dia 26/05/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM. 
NA ATIVIDADE DE HOJE IREMOS CONHECER SOBRE O GÊNERO TEXTUAL POEMA, APRENDER SOBRE A SUA ESTRUTURA, OBSERVAR QUE ÀS VEZES OS POEMAS CONTAM HISTÓRIAS, MAS NEM TODO POEMA É POESIA. VOCÊS SABIAM? 

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

ATIVIDADE 1

NA VIDEOAULA QUE ACABOU DE ASSISTIR, A PROFESSORA ISABELLA DECLAMOU O POEMA A BONECA,  ESCRITO POR OLAVO BILAC.  RELEIA OS VERSOS A SEGUIR:

  1. NA SUA OPINIÃO POR QUE, SEGUNDO OS VERSOS, QUEM MAIS SOFRIA ERA A BONECA?
  2. QUE AÇÕES DAS MENINAS DEIXARAM A BONECA NESSE ESTADO?

ATIVIDADE 2

NO POEMA, OS GRUPOS DE VERSOS SÃO SEPARADOS UNS DOS OUTROS POR UM ESPAÇO. CADA GRUPO DE VERSOS É UMA ESTROFE.

  1. QUANTAS ESTROFES TEM ESSE POEMA?
  2. QUANTOS VERSOS HÁ EM CADA ESTROFE?

CONVIDE UM FAMILIAR PARA FAZEREM JUNTOS, SERÁ QUE VÃO CONSEGUIR?

ATIVIDADE 3

RELEIA A QUARTA ESTROFE EM VOZ ALTA E OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS.

EM RELAÇÃO AO SOM FINAL, O QUE AS DUPLAS DE PALAVRAS DESTACADAS TÊM EM COMUM? POR QUÊ? CONVERSE COM UM FAMILIAR SOBRE O QUE ACABOU DE DESCOBRIR.


RELEMBRANDO!

  • 1. LEITURA DO POEMA A BONECA – OLAVO BILAC
  • 2. APRENDEMOS QUE POESIA É DIFERENTE DE POEMA
  • 3. OBSERVAMOS E ENTENDEMOS A ESTRUTURA DO GÊNERO TEXTUAL POEMA
  • 4. O QUE É VERSO, ESTROFE E RIMAS.
Habilidade estruturante(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. 
(EF15LP17) Apreciar poemas concretos, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Referências:Livro didático: Aprender Juntos 3 Língua Portuguesa, SM, São Paulo, 6ª edição, 2017, páginas 21-23.