Olá, educando (a)!Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 05/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA VIDEOAULA DESSA ATIVIDADE ENTENDEREMOS O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL VAMOS LÁ? ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
ATIVIDADE 1
ASSIM COMO HÁ REGRAS PARA CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA, HÁ LEIS PARA CONVIVÊNCIA DOS CIDADÃOS. É POR MEIO DAS LEIS QUE O PAÍS ESTABELECE OS PRINCIPAIS DIREITOS E DEVERES DE CADA UM. ESSAS LEIS ESTÃO REUNIDAS NA CONSTITUIÇÃO DO PAÍS.
O VÍDEO ABAIXO É UMA MÚSICA DO ARTISTA TOQUINHO – DIREITOS E DEVERES, ACESSE E ENTENDA MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO.
- ATRAVÉS DA MÚSICA PODEMOS OBSERVAR QUE TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS EM TERMOS DE DIREITOS E DEVERES. LISTE ALGUNS DIREITOS E DEVERES QUE VOCÊ APRENDEU ATRAVÉS DA CANÇÃO.
ATIVIDADE 2
OBSERVE A IMAGEM DA VIDEOAULA SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO- CULTURAL:
CHEGOU O MOMENTO DE CONVERSAR COM SUA FAMÍLIA A RESPEITO DO ASSUNTO:
- VOCÊ CONHECE ALGUM MONUMENTO HISTÓRICO DE GOIÂNIA QUE APARECEU NAS IMAGENS ACIMA? SABE ONDE FICA? QUAL IMPRESSÃO VOCÊ TEVE DELES?
- O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVÁ-LOS?
ATIVIDADE 3
OS MONUMENTOS HISTÓRICOS DA CIDADE DE GOIÂNIA SÃO CONSTRUÇÕES QUE HOMENAGEIAM PESSOAS OU ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DA CIDADE. OS MONUMENTOS SÃO PATRIMÔNIOS QUE NOS AJUDAM A PRESERVAR A HISTÓRIA DE GOIÂNIA E ESTÃO POR TODA A CIDADE. OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:
IMAGENS DISPONÍVEIS EM: http resgate-do-passados:// jornal.ufg.br/n/90447-, https://www.flickr.com/photos/naldomundim/14047542852. Acesso em 10, abril. 2021
PRAÇA ATÍLIO CORREIA LIMA , MAIS CONHECIDA COMO PRAÇA DO BANDEIRANTE, SITUADA NO CRUZAMENTO ENTRE AS AVENIDAS ANHANGUERA E GOIÁS.
OBSERVANDO AS IMAGENS ACIMA, REFLITA:
A) EXISTEM DIFERENÇA ENTRE A PRAÇA NO PASSADO E NO PRESENTE?
B)VOCÊ CONHECE OU TERIA ALGUMA FOTO NESSE MONUMENTO?
C) SUA FAMÍLIA TERIA ALGUMA HISTÓRIA PARA CONTAR SOBRE ESSE LUGAR?
RELEMBRANDO!
PERCEBEMOS E COMPREENDEMOS QUE ADQUIRIMOS DIREITOS E DEVERES AO LONGO DO TEMPO. QUE ASSIM COMO EXISTEM REGRAS DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR, DEVEMOS SEGUIR AS LEIS QUE REGE O NOSSO PAÍS, E ELA SE ENCONTRA NA CONSTITUIÇÃO.
TIVEMOS OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA CIDADE, APRENDER QUE FAZEMOS PARTE DELA E QUE DEVEMOS CUIDAR DOS NOSSOS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS, POIS ELES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE E FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA TAMBÉM.
Habilidade estruturante | (GO-EF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade, por meio de fontes materiais como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura. |
Referências: | https://diaonline.ig.com.br/2019/01/30/praca-do-bandeirante-conheca-a-historia-guardada-pelo-lugar/?utm_source=Isabela+Gon%C3%A7alves&utm_campaign=diaonline-author |