You are currently viewing História – Os marcos na história da humanidade

História – Os marcos na história da humanidade

Olá, educando (a)! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 08/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

Assista a videoaula a seguir:

História | Agrupamento D | 4º Ano | Ciclo da Infância

Diversos acontecimentos na história da humanidade foram responsáveis por mudanças no modo de vida da sociedade. A passagem do nomadismo para o sedentarismo, a migração do campo para a cidade, a industrialização, a evolução da medicina, influenciaram diretamente em como nossa sociedade vive atualmente.

Ao longo do tempo, as artes também ajudaram a contar um pouco da nossa história. Desde os primeiros registros de arte rupestre (pinturas nas cavernas) até a arte moderna, percebemos que em muitos casos, os artistas contam um pouco daquele período histórico, seja nas pinturas, desenhos, cinema, teatro ou outras artes. Elas permitem a criação de novos pensamentos através de suas formas, cores e imagens e nos fazem ter novos questionamentos sobre o mundo.

Ao apreciar obras de arte podemos, como observadores, refletir sobre quem as criou, qual a intenção de quem as criou e qual o momento histórico em que elas foram criadas. 

Vamos praticar um pouco do que aprendemos?

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo da descrição da obra “Operários” da artista brasileira “Tarsila do Amaral”:

Os operários de Tarsila do Amaral

1. Observe o fundo da imagem. Essa obra retrata o campo ou a cidade? O que te fez chegar a essa resposta?

2. Tarsila do Amaral retrata um período de industrialização do Brasil em que vieram muitos migrantes e pessoas da zona rural para trabalhar nas indústrias. Era um período onde não havia muitas leis trabalhistas para proteger os trabalhadores. Observe o rosto dos operários e descreva como eles estão.

3. Observe o rosto dos operários. São todos iguais? Qual a diferença? O que Tarsila do Amaral queria retratar?

4. Vamos relacionar a obra “Os operários” com o momento de pandemia que estamos vivendo. Os 51 operários da obra estão todos juntos e amontoados. Essa seria uma boa atitude nesse momento de pandemia? Qual outra atitude dos trabalhadores representados na obra precisaria ser revista para os dias atuais? Por quê?

Atividade 2


Imagem representativa do artigo

OPERÁRIOS . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1635/operarios>. Acesso em: 10 de Fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.

É hora de você criar! Abra a imagem da obra https://tinyurl.com/y7b699ca e faça em seu caderno uma releitura para os dias atuais da obra “Operários” de Tarsila do Amaral. Como essa obra seria se você quisesse retratar o momento de pandemia que estamos passando? Abuse na criatividade e mãos à obra. Use lápis de cor para colorir sua releitura de forma bem bonita.


Habilidade estruturante (EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc.) 
ReferênciasCHARLIER, Anna Maria; SIMIELLI, Maria Elena. Apis História 4º ano Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo (SP): Ática, 2017.