Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 02 de Abril de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, quero lembrar você, que o número é uma unidade básica da matemática. Eles são usados para contar, medir e comparar quantidades. Um sistema numérico é um conjunto de símbolos, ou numerais, usados para representar os números. O sistema mais comum utiliza dez símbolos chamados dígitos, ou algarismos — 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 —, e combinações deles.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Sistema de numeração decimal: O valor depende da localização.
O valor depende da localização
No sistema decimal, a posição ocupada pelo numeral, irá determinar seu valor. Para esta posição, damos o nome de ordem ou casa. Existe a ordem das unidades, das dezenas, das centenas, e assim por diante. O sistema de números mais comum hoje é o sistema decimal, ou de base dez. Ele tem 10 dígitos (de 0 a 9), que podem ser juntados para escrever qualquer número.
Você sabia que… O sistema decimal foi inventado na Índia antiga. Mais tarde, os árabes o aprimoraram. Por esse motivo, os dígitos de 0 a 9 são chamados de algarismos indo-arábicos (ou apenas arábicos). Agora acompanhe comigo a decomposição de alguns números:
153=
1 Centena simples + 5 Dezenas simples + 3 Unidades simples
(1× 100) + (5 × 10) + (3 × 1).
No número 153, o 1 está na ordem das centenas, o 5 está na ordem das dezenas e o 3 está na ordem das unidades. Escrito de outra maneira, o número 153 representa (1× 100) + (5 × 10) + (3 × 1).
Quando o número tiver mais de três ordens, ele já irá entrar na classe dos milhares. Veja agora, a decomposição do número 1972:
1.972=
1 Unidade de milhar + 9 Centenas simples + 7 Dezenas simples + 2 Unidades simples
( 1 X 1.000) + ( 9 X 100 ) + ( 7 X 10 ) + ( 2 X 1 )
Observe comigo, o valor do algarismo 3 em cada um dos números a seguir:
321= 300
513= 3
835= 30
Percebeu que o valor do número depende da localização, do lugar, da posição? Beleza amore
1 centena de milhar, corresponde a 10 dezenas de milhar.
Centenas de milhar Dezenas de milhar Unidades de milhar Centenas Dezenas Unidades ( CM ) ( DM ) ( UM ) ( C ) ( D ) ( U ) |
1 0 0 0 0 0 |
Lemos o número 100 000 assim: cem mil
Observe as imagens e as perguntas aqui comigo:
Quantas ovelhas há no rebanho?
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Quantos grãos foram colhidos?
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Quantas luas se passaram?
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Foi justamente para responder perguntas como essas, que criou-se uma maneira de registrar as quantidades. Os símbolos utilizados para representar números no Sistema de Numeração Decimal, nem sempre foram representados como na atualidade. Veja a evolução ao longo do tempo:
Fonte: Britannica Escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/n%C3%BAmero/482076#toc-294812>. Acesso em 20 de Março de 2021.
De acordo com o autor José Ruy Giovanni Jr, no Sistema de Numeração Decimal, utilizamos agrupamentos de 10 para realizar contagens e, assim compreendemos que o sistema também é posicional, que chamamos de ordem e elas são consideradas da direita para a esquerda.
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Cada grupo de 3 ordens, forma uma classe, começando sempre pela direita.
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Acompanhe comigo, como fica a decomposição do número 829.619 no Quadro Valor de Lugar, o QVL:
Fonte: Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018.
Percebeu como a divisão em classes facilita a leitura e a escrita do número por extenso.
Relembrando a aula – Bem moçada, nesta aula de matemática, hoje nós aprendemos um pouquinho mais sobre o Sistema de numeração Decimal. Vimos um pouco da historicidade, de quando tudo começou a ser registrado.
Atividade
Questão 1 – Em cada ficha está escrito um número natural. Observe e escreva no seu caderno por extenso o número que aparece na ficha:
A- 50005 B- 50050 C-50500 D-55000
Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.
Habilidade estruturante: | (EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. (EF05MA01-D) Compor e decompor números naturais até 100.000, utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva. |
Referências: | Número. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/número/482076/recursos/253267>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021. Britannica Escola. Números. Disponivel em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/matem%C3%A1tica/481856>. Acesso em: 24 de Fevereiro de 2021 Número. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/número/482076/recursos/135134>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2021. Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática,5ºano: Componente curricular Matemática: ensino fundamental, anos iniciais/Jose Ruy Giovanni Júnior.- 1 ed.-São Paulo: FTD,2018 |