Olá, educando (a)!Esta videoaula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA – para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 27/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS ANALISAR OS COMPONENTES DA NARRATIVA, CONTAR HISTÓRIAS POPULARES, IDENTIFICAR A FUNÇÃO DA PONTUAÇÃO NA LEITURA E SABER UM POUCO MAIS SOBRE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: CONTOS POPULARES
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE CONTOS POPULARES SÃO NARRATIVAS CURTAS, CARREGADOS DO IMAGINÁRIO POPULAR E POSSUEM INÍCIO, MEIO E FIM. ENTENDEMOS QUE POR MEIO DELES, UMA DETERMINADA COMUNIDADE TRANSMITE SEUS VALORES, COSTUMES, CRENÇAS E SABERES.
COMPREENDEMOS QUE PARA QUE UMA NARRATIVA SEJA CONSIDERADA UM CONTO, ALGUNS ELEMENTOS SÃO MUITO IMPORTANTES: COMO NARRADOR, PERSONAGEM, TEMPO, ESPAÇO, ENREDO E CONFLITO.
PONTUAMOS QUE UMA DAS CAUSAS DA EXTINÇÃO DOS ANIMAIS É O TRÁFICO, E ANALISAMOS AS CONSEQUÊNCIAS DESTE CRIME.
ATIVIDADE 1
LEIA O CONTO ABAIXO:
BASEANO NESTA LEITURA, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
- QUEM É O NARRADOR?
- QUAL É O CONFLITO?
- ONDE OCORRE?
- QUAL O TEMA DO CONTO?
ATIVIDADE 2
NO CONTO ACIMA, O ESCRITOR CITOU VÁRIOS ANIMAIS, UM DELES, FOI O JABUTI. VOCÊ SABIA QUE O JABUTI É UM DOS ANIMAIS MAIS TRAFICADOS NO BRASIL? O TRÁFICO DE ANIMAIS É CONFIGURADO PELA RETIRADA DE ANIMAIS DE SEUS HABITATS NATURAIS E DESTINADOS À COMERCIALIZAÇÃO. VOCÊ SABE QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE TRÁFICO? ELE ACARRETA DESARRANJOS NAS POPULAÇÕES DA ESPÉCIE TRAFICADA, PODE PROVOCAR SUPERPOPULAÇÃO DE ESPÉCIES, DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS E ATÉ MESMO A EXTINÇÃO. SE VOCÊ FOR PEGO CRIANDO, COMPRANDO OU VENDENDO ANIMAL SILVESTRE VOCÊ PAGARÁ MULTA E PODERÁ SER PRESO. CONVERSE COM AMIGOS E FAMILIARES SOBRE O ASSUNTO, E CASO ALGUÉM TENHA UM ANIMAL SILVESTRE EM CASA, A ORIENTAÇÃO É REALIZAR A ENTREGA VOLUNTÁRIA NAS INSTITUIÇÕES QUE RECEBEM E TRATAM DE ANIMAIS SILVESTRES. ASSIM, ESSA PESSOA SERÁ ISENTADA DE AÇÃO PENAL. FAÇA SUA PARTE!
ATIVIDADE 3
QUANDO FAZEMOS A LEITURA DE QUALQUER TEXTO, INCLUSIVE DOS CONTOS POPULARES, O TIMBRE, A ALTURA, A ÊNFASE, AS PAUSAS, A VELOCIDADE DA ENTONAÇÃO SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO TOTAL DA MENSAGEM DO TEXTO. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO É UM RECURSO VALIOSO QUE AUXILIA O LEITOR NESSE MOMENTO DE LEITURA. SEM A PONTUAÇÃO CORRETA O TEXTO PODE FICAR SEM SENTIDO E ATÉ MESMO COM SENTIDO MUITO DIFERENTE AO QUE SE PROPÔS. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
ATIVIDADE 4
AGORA QUE VOCÊ APRENDEU A UTILIZAR CORRETAMENTE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO, LEIA NOVAMENTE O CONTO, OBSERVE A PRESENÇA DESSES SINAIS E ANALISE A IMPORTÂNCIA DE CADA UM PARA DAR SENTIDO AO TEXTO.
ATIVIDADE 5
AO LERMOS OU OUVIRMOS UM CONTO TEMOS VÁRIOS GANHOS, DENTRE ELES, O PRIVILÉGIO DE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO. VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE O TEXTO POSSUI ALGUMAS PALAVRAS SUBLINHADAS. VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR O SIGNIFICADO DELAS? CASO NÃO SAIBA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES, FAÇA PESQUISAS E ESCREVA EM SEU CADERNO, A DEFINIÇÃO DE CADA UMA:
- ENFERMA
- PADECIA
- FINÓRIO
Referencial Bibliográfico | JÉSSICA [ IANCOSKI, [ 2020 ] : Conto: A onça doente Disponível em: < https://www.jessicaiancoski.com/post/fabula-a-onca-doente-monteiro-lobato> |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portguesa | (EAJALP0357) Analisar os componentes da narrativa. (EAJALP0341) Contar histórias populares. (EALP0317) Identificar a função dos pontos: ponto final de interrogação, de exclamação, dois pontos e o travessão (em diálogos: discursos direto) na leitura. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0318) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dar enfoque aos animais do cerrado. |