As primeiras formas de diálogos entre a criança e o mundo, acontecem ainda no período gestacional, quando a mãe canta, brinca e conversa com o bebê dentro de sua barriga. À medida que a criança nasce e passa a interagir com o mundo a sua ação comunicativa evolui e se amplia.
Por isso, favorecer desde muito cedo para as crianças o contato com diferentes gêneros literários – bilhetes, poemas, histórias, músicas, parlendas, cantigas é algo tão importante. Esse contato possibilitará a ampliação do repertório de fala da criança e consequentemente a compreensão da função social e cultural da escrita.
A professora Juliana Conti do CEI Nossa Senhora das Graças, gravou um vídeo para falar da importância de propiciar diferentes situações que envolvam o contato e acesso aos diferentes gêneros literários na Educação Infantil. Confira!
As crianças são observadoras e leitoras do mundo, e através das brincadeiras podem representar, imaginar, recordar, entrar em contato com outras culturas, se expressar por meio de diferentes linguagens.
Que tal seguir as dicas da professora Juliana e propiciar para sua criança um ambiente que envolva diferentes situações de comunicação, e contato com a cultura oral e escrita, como por exemplo:
- Leitura de histórias e de poesias que encantam as crianças pela musicalidade, pelas rimas e pelo ritmo;
- Leitura de receitas, bilhetes, cartas que despertem na criança a vontade de registrar a fala;
- Brincadeiras cantadas com objetos que podemos encontrar em casa (como uma panela que vira um caldeirão ou uma colher que se transforma em varinha mágica);
- Brincadeiras com parlenda, trava-língua, adivinhas, rodas e jogos;
Quer se inspirar? Clique na imagem abaixo e assista o vídeo produzido pelas professoras do CEI Serafim com a temática – Vamos brincar com cantigas e parlendas?
Proponentes/Curadoria | NEC |
Professoras convidadas | Juliana Conti – CEI Nossa Senhora das Graças Raquel Bonfim da Silva- CEI Serafim Patrícia Barros Viana – CEI Serafim |
Educação Infantil – Crianças Pequenas
Os comentários estão desativados. Voltar