Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
As figuras de linguagem são recursos expressivos da língua utilizados para dar ênfase e beleza à comunicação. Essas manifestações linguísticas são fruto da criatividade humana e podem ser exploradas em diversos contextos. Sua compreensão, além de enriquecer o conhecimento sobre a língua, facilita os processos de comunicação. Estude hoje sobre as figuras de palavra comparação, metáfora e metonímia.
Você já aprendeu que, para comunicar-se, o ser humano utiliza várias linguagens: o corpo, imagens, sons, palavras e uma série de variações das palavras da língua que fala, como a língua portuguesa. A criatividade humana possibilita ao homem uma comunicação diversificada e que, muitas vezes, não se adapta à literalidade ou à realidade palpável do mundo. Por isso, surgem as figuras de linguagem, que são usadas para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita e apreciável. Nesse sentido, essas figuras de linguagem são recursos expressivos empregados nos textos para gerar efeitos diversos, como o exagero, a ausência, similaridade, lirismo ou até mesmo a estranheza, priorizando a alteração da elaboração de sentenças, do significado ou da sonoridade (a forma).
Veja, a seguir, algumas figuras de palavra:
Comparação: Uma relação de comparação explícita entre dois termos, marcada pela presença de conjunção comparativa
A sabedoria é como um diamante bruto.
Minha mãe é tal qual uma leoa.
Caio trabalha igual a uma máquina.
Metáfora: Comparação implícita.
Aquela criança é um furacão.
Observe que a palavra “criança” está sendo comparada com a palavra “furacão”. No entanto, não há nenhuma conjunção comparativa explicitada entre os dois termos. Portanto, se a frase fosse “Aquela criança é como um furacão”, não teríamos mais uma metáfora, mas, sim, uma comparação.
Metonímia: Constitui na substituição de um termo por outro, desde que haja uma relação de proximidade entre eles. Veja o exemplo:
Comeu o prato todo.
No exemplo, “prato” substitui o termo “comida”, que estava dentro do prato. Sem a figura de linguagem, a frase poderia ser reproduzida como:
Comeu toda a comida que havia no prato.
A metonímia também ocorre com a omissão de termos, subentendidos por outros:
Amo ouvir Simone Mendes.
No exemplo, “Simone Mendes” é o termo que equivale a: músicas de Simone Mendes. Nesse sentido, a frase sem a figura de linguagem, poderia ser dita:
Amo ouvir as músicas de Simone Mendes.
Assim, pode haver, por exemplo, a substituição:
Do autor pela obra:
Comprei um Machado de Assis.
(isto é: comprar um livro do Machado de Assis.)
Do possuidor pelo possuído:
Amanhã, vou ao médico e não se fala mais nisso!
(isto é: ir ao consultório do médico.)
Do efeito pela causa:
Aqueles líderes insuflaram a guerra no coração dos jovens.
(isto é: insuflar o ódio, causa da guerra.)
Do continente pelo conteúdo:
Todos os dias, bebo uma xícara de café.
(isto é: beber o café que está na xícara.)
Da coisa pela sua representação:
Ninguém fala mal da minha terra sem antes me pedir permissão.
(isto é: falar mal do país, estado ou cidade.)
Do concreto pelo abstrato:
Naquela rua, tem muita gente sem coração.
(isto é: gente sem sentimento.)
Da parte pelo todo:
Este foi um livro escrito a quatro mãos.
(isto é: escrito por duas pessoas.)
Da marca pelo produto:
Mãe, acabou o Bombril.
(isto é: acabou a palha de aço.)
Veja só! Certamente você sempre utilizou metonímias e nem sabia que estava empregando um recurso expressivo da linguagem.
Assista à videoaula a seguir, com a temática “figuras de linguagem e efeito de sentido“.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Procure panfletos, revistas, embalagens de produtos diversos em sua casa e procure neles frases que contenham metáforas ou comparações. Sigas as orientações abaixo:
1º – Se você puder recortar as frases encontradas e colá-las em seu caderno, será legal. Se não puder, anote-as.
2º – Em seguida, escreva abaixo delas qual das duas figuras de palavra a frase refere-se.
3º – Na comparação, circule ou pinte o conectivo que está deixando claro o efeito comparativo (qual, tal qual, como).
4º – Por fim, tente transformar as comparações em metáfora e as metáforas em comparações. Vamos ao desafio?
QUESTÃO 2
Leia o seguinte poema de Cruz e Souza:
SEMPRE
Se é certo que o amor é um bem profundo
Se é certo que o amor é um sol ardente,
Eu hei de amar-te sempre neste mundo
E sempre, sempre, sempre — eternamente.
(Cruz e Souza. Domínio público)
Identifique um verso em que há uma metáfora. Em seguida, explique como ela foi construída.
QUESTÃO 3
Das alternativas a seguir, aquela que apresenta uma metonímia que demonstra o continente pelo conteúdo é
(A) Beto comeu três pratos no jantar.
(B) Jô não para de escutar Thiaguinho.
(C) Mari comprou mais quatro cabeças de gado para sua fazenda.
(D) Cris passou no mercado para comprar um Assolan para sua mãe.
QUESTÃO 4
Leia o seguinte poema:
Todas as teorias, todos os poemas
Duram mais que esta flor.
Mas isso é como o nevoeiro, que é desagradável e húmido,
E maior que esta flor…
O tamanho, a duração não têm importância nenhuma…
São apenas tamanho e duração…
O que importa é a flor a durar e ter tamanho…
(Se verdadeira dimensão é a realidade)
Ser real é a única coisa verdadeira do mundo.
(Alberto Caeiro. Domínio público)
Há uma comparação no verso:
(A) Todas as teorias, todos os poemas
(B) Mas isso é como o nevoeiro, que é desagradável e húmido
(C) O tamanho, a duração não têm importância nenhuma…
(D) O que importa é a flor a durar e ter tamanho…
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/figura-de-linguagem.htmhttps://www.portugues.com.br/gramatica/figuras-estilo-ou-linguagem.htmlhttps://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/ |