You are currently viewing O pensamento matemático e o cotidiano das crianças

O pensamento matemático e o cotidiano das crianças

Fonte da imagem: Site massacuca.com

A criança desde o início de sua vida está inserida em um universo em que a matemática está presente. Por exemplo, ao nascer e participar de diferentes rituais de medida (verificando o tamanho da cabeça, dos pés e o peso), ao brincar livremente nos espaços da casa, ou em diferentes locais da cidade, ao explorar e tocar em objetos, ao ouvir músicas e em outras situações do cotidiano.

Por isso, reconhecer, estabelecer relações e identificar os diferentes contextos em que os números, as medidas, as quantidades e os espaços são utilizados é uma ação muito importante para as crianças bem pequenas.

Sabendo dessa importância, a professora Fernanda Alvarenga do CMEI Raimundo Lisboa Pereira deixou um recado super importante! Vamos conferir?

Vamos assistir as dicas da professora Joana D’arc Gomes sobre como os momentos de brincadeiras e explorações podem favorecer a construção do pensamento matemático e seus conhecimentos no cotidiano das crianças?

Clique na imagem abaixo para conferir.

Que tal separar alguns objetos que temos em casa como caixas de diferentes tamanhos, potes e outros em que as crianças possam explorar os seus tamanhos e as suas quantidades? Separe as caixas maiores das menores, objetos que possam ser empilhados e organizados por tamanhos e quem sabe construir juntos uma cidade feita com objetos de diferentes formas?  O importante é brincar e descobrir juntos!

A proposta fez parte do Programa Conexão Escola com o tema: “A matemática no cotidiano das crianças transmitido pelas TV Sagres (Canal 26) e TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET). Quer assistir na íntegra? Acesse os links abaixo!

Proponentes/CuradoriaNEC
Professoras convidadasFernanda Alvarenga e Joana D’arc Gomes
Parceiros Canal Professora Sara do Vale/Canal Jéssica santos histórias

Educação Infantil – crianças bem pequenas