Na atividade a seguir, vamos trabalhar os níveis e planos de movimento: plano alto, médio e baixo. Também os ritmos e intensidades de movimentos, isso tudo a partir da brincadeira chamada “Estátua”.
A intenção é explorar ao máximo todas as nossas poses, buscando sempre fazer algo bem diferente. Quando a música começar, você vai dançar livremente e quando a música parar você vai fazer uma pose bem diferente.
Peça a ajuda de uma pessoa da sua casa, para que ela inicie e pare a música.
Assista ao vídeo “Dança Educação”, da professora Débora Machado, disponível no YouTube, para entender direitinho como brincar e aprender nessa divertida atividade.
Agora é com você.
Escolha uma “pose” (posição) para cada nível:
- Nível alto (em pé ou uma pose que você consiga ficar bem alto);
- Nível médio (de maneira que seus joelhos fiquem levemente dobrados);
- Nível baixo (no chão).
- Depois junte as três poses, como se fosse uma sequência na ordem alto-médio-baixo.
Então, vamos lá! Toda vez que a música parar, você vai realizar as três poses que você escolheu sem parar, ou seja, você vai fazer toda a sequência e depois congelar.
Agora vamos deixar mais divertido!! O jogo continua, só que, toda vez que a música parar, você deverá fazer a sequência, começando pela pose no nível baixo-médio alto, de baixo para cima.
Para finalizar, você pode realizar essa sequência ouvindo outra música da sua escolha.
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Corpo, Expressão e Movimento.