You are currently viewing ARTE – Você sabe o que é um mamulengo?!?

ARTE – Você sabe o que é um mamulengo?!?

Sinopse: Hoje, você vai aprender um pouco sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.


Olá, estudante!
Esta aula de ARTE com a temática Teatro a seguirestá disponível juntamente com a proposta de atividade.


Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do teatro de bonecos no Nordeste. Há muitas curiosidades e informações sobre este patrimônio cultural do Brasil. Ao assistir ao vídeo, observe os bonecos, seus figurinos, as músicas.

Conheça o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, patrimônio cultural do Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=HPoIshRMNWQ

Agora, é hora de colocar as mãos na massa e fazer o seu próprio boneco. Pode ser um mamulengo? Pode ser um fantoche? Vai depender somente da sua escolha. Veja as dicas sobre como construir um boneco nos próximos vídeos e use sua criatividade para escolher os materiais reciclados que estejam disponíveis em sua casa, para dar o seu próprio toque final.

Fique atento e aprenda com ele a fazer um mamulengo!! Preste atenção no passo a passo e anote todos os materiais necessários para fazer o seu boneco… Mãos à obra! 


Como fazer um Mamulengo? – https://www.youtube.com/watch?v=XKp2djwfRDA

No proximo vídeo você aprenderá a fazer um fantoche com objetos que muitas pessoas têm em casa: meias, retalhos, colas, e muito mais.

Fantoche de Meia – DIY – Dia das Crianças! – https://www.youtube.com/watch?v=aay1-NE4Mek

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste e criou o seu próprio boneco, é a hora de experimentar contar histórias, manipulando o que você criou. Vamos lá?


Habilidades estruturantes/Habilidades complementares

(GO-EF08AR25-C) Pesquisar, apreciar, experimentar e analisar  diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro  musical, teatro do oprimido, teatro de formas animadas – bonecos,  sombras, objetos, lambe-lambe e máscaras, por meio de sites, vídeos,  fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos,  contextualizando-as no tempo e no espaço, aprimorando o  conhecimento e a sensibilidade estético-teatral.


Atividade adaptada e atualizada por Maria M. de O. e Sousa em 29/11/2021