You are currently viewing História – Vida de Operário

História – Vida de Operário

Estudamos sobre a Revolução Industrial, sua origem e importância para a consolidação do sistema capitalista no mundo. Agora, veremos como o processo de industrialização se desenvolveu no Brasil por meio do vídeo “A Industrialização do Brasil”:

Fonte: YouTube. “A Industrialização do Brasil” – Canal: Joana Dark.

O vídeo apresenta como a indústria se desenvolveu no país, do período colonial aos nossos dias. Após assisti-lo, responda em seu caderno:

a)      As principais fases do desenvolvimento da industrialização brasileira.

b)      Os fatores que possibilitaram a implantação da indústria nacional.

c)     A importância das leis trabalhistas criadas nos governos de Getúlio Vargas. 

Agora Escreva um pequeno texto sobre as condições de trabalho dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as).  Você pode acessar o item “Para saber mais”, onde encontrará outros materiais que poderão auxiliar na escrita do texto. Mãos à obra e sucesso!

Para Saber Mais:

Fonte: YouTube. “Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo” – Canal: Escravo, nem pensar.

Fonte: YouTube. “Tempos Modernos – Charles Chaplin” – Canal: Rodrigo Brasil.
OBJETO DE CONHECIMENTO:História: O mundo contemporâneo: Revolução Industrial – vida, trabalho e exploração.                  Língua Portuguesa: Relação entre textos: comparação de conteúdos, dados e informações de diferentes fontes.  HABILIDADES:(GO-EF08HI03-B) Compreender os processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do século XVIII aos dias atuais. 
(EF69PL30-A) Comparar com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementariedade e contradições.