You are currently viewing Corpo, saúde e auto imagem.

Corpo, saúde e auto imagem.

Você já parou para pensar que muitas pessoas não são satisfeitas com seu corpo? Já pensou em mudar algo em você? Quer saber a opinião de outras pessoas sobre isso?

Vídeo 1 – O que você mudaria no seu corpo?” – Canal: Carlos Schalch 

Atividade 1

Achou interessante o vídeo? 

Faça uma pequena entrevista com quem estiver com você em casa e pergunte se essa pessoa é feliz com o seu corpo e o que ela mudaria nele hoje.

Atenção: Se o entrevistado for um adulto, continue a entrevista e pergunte qual era o desejo dele de mudança quando era criança. Os desejos mudaram? Converse com o entrevistado sobre isso.

Atividade 2

Você já ouviu falar em cultura Fitness? Não, ela não vai te fazer um super-homem ou super mulher. Na verdade, ela é um dos possíveis estilos de vida. 

Ficou curioso? Então acesse o link e saiba mais.

Link 1 – Cultura fitness é nova moda entre estudantes” – Portal: Educação Física https://www.educacaofisica.com.br/fitness2/cultura-fitness-e-nova-moda-entre-estudantes/

Atividade 3

Depois de ler o texto, o que você entendeu por “fitness”?

Quem exagera nos exercícios, faz uso de medicamentos e realiza dietas sem orientação está realmente preocupado com a saúde? 

Quais os hábitos que uma pessoa precisa ter para ser considerada “fitness”?

Atividade 4

Conheça mais sobre a prática de exercícios físicos, dessa vez, voltada para a fase da adolescência.

Link 2 – 7 HÁBITOS: OS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS NA ADOLESCÊNCIA” – blog Educação Física

Para concluir essa atividade, faça um texto em seu caderno informando a importância da prática da atividade física na fase da adolescência.

Bons estudos!!

Saiba mais:

Em busca do corpo perfeito – Canal: Curtas da Vida –

Doenças e patologias (anorexia)” – Site: Brasil Escola –   https://brasilescola.uol.com.br/doencas/anorexia.htm

Atividade física” – Portal: Ministério da saúde – https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica
Qual é a dose certa de exercícios físicos?” – Site: Super Interessante – https://super.abril.com.br/saude/qual-e-a-dose-certa-de-exercicios-fisicos/



Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Corpo, Expressão e Movimento.

HABILIDADES(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.(EF89EF08) Discutir transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).(GO-EF08EF09) Refletir sobre a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.(GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica.