Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 19/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?
Nessa atividades conversaremos sobre duas medidas distintas que são muito na utilizadas no nosso dia-a-dia: área e perímetro, principalmente na construção civil. Você já ouviu falar dessas medidas? Sabe a diferença entre as duas e onde são utilizadas?
Vamos relembrar o que são área e perímetro, seus conceitos e alguns exemplos.
Relembrou o que é perímetro? Agora vamos relembrar o que é área:
Bem!! Já que você relembrou os conceitos de perímetro e área. Vamos ver um exemplo de como a medida de área está presente na nossa vida e pode contribuir para a minimizar gastos desnecessários ou até mesmo, evitar dores de cabeça.
A medida de área é muito utilizada na construção civil. Assista ao vídeo que mostra uma dessas utilização:
Para aprofundar um pouco mais nesse assunto, assista ao vídeo do professor Hélio que mostra como calcular a quantidade de piso necessário para colocar em uma casa e o valor que será investido, de acordo com a planta de uma casa.
ATIVIDADE:
Considere um lote, de 25 m de frente e de fundos e 30 m de cada lateral, que será todo cercado de arame liso e terá grama plantada em todo seu terreno interior. Determine:
- Quantos metros de tela serão necessários para cercar todo lote?
- Quantos metros quadrados de grama serão necessários para plantar no lote?
- Qual será o valor investido para ter o lote cercado e com grama plantada, considerando o valor de R$ 6,00 (metro) do arame liso e R$ 5,50 (metro quadrado) da grama.
Assista a íntegra do programa veiculado na TV:
COMPONENTE | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Matemática | (EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. (EAJAMA0532) Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas. (EAJAMA0537) Compreender, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. |
EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 5ª série