
É direito das crianças, desde a Educação Infantil, vivenciarem práticas pedagógicas que envolvam diferentes linguagens, como a leitura, a contação de histórias, a poesia, os cantos e os desenhos.
Essas vivências podem e devem ser atravessadas pelos conhecimentos culturais, históricos e teóricos afro-brasileiros e africanos, abrindo caminhos para que as crianças reconheçam a beleza e a potência das múltiplas identidades que nos constituem.
Nesse processo, a leitura e as práticas literárias devem se encontrar com a oralidade, com a circularidade das rodas, com o corpo que dança, com a musicalidade que ecoa, com os sons de uma ancestralidade viva.
É nesse contexto, que as crianças ampliam sua visão de mundo, se reconhecem, constroem sentidos sobre si e sobre os outros, em conexão com seus saberes originários.
Por isso, durante a VII Semana Literária do CMEI Consuelo Nasser, o tema “Africanidades: heranças e memórias” esteve presente nas rodas, nas histórias, nas músicas, nas danças e nos olhares atentos das crianças.
Vamos conhecer?
Proponentes/Curadoria | Ester Alves e Izabel Lemos |
Unidade Educacional | CMEI Consuelo Nasser |