
As crianças têm o direito de participar de práticas sociais de leitura e escrita no cotidiano da Educação Infantil, desde os primeiros anos de vida.
Essas práticas se materializam em momentos de escuta de histórias, rimas e cantigas, no acompanhamento da leitura realizada por adultos ou no contato direto com livros, e outros portadores de texto.
Ao vivenciar tais práticas, as crianças são inseridas em uma rede cultural de significados que expande o imaginário, desperta a sensibilidade estética e inaugura percursos de formação leitora.
Nesse sentido, garantir esse direito na Educação Infantil, requer o planejamento de situações intencionais de escuta, diálogo e partilha, nas quais as crianças possam atribuir sentidos, trocar ideias e construir coletivamente significados.
O projeto Literatura Conectada, desenvolvido pelo CMEI Setor União, resgatou em 2025 o universo das histórias em quadrinhos como eixo do trabalho pedagógico. Essa escolha ampliou as experiências de oralidade, leitura e escrita das crianças, e favoreceu a interação, a circulação de ideias e a criação coletiva, reafirmando a leitura como prática social viva no cotidiano da Educação Infantil.
Vamos conhecer?
Proponentes/Curadoria | Equipe Educação Infantil NEC – Ester Alves e Izabel Lemos |
Unidade Educacional | CMEI Setor União |