Olá. Você já ouviu falar em Xenofobia? Nesta aula, vamos abordar esse assunto e seus Impactos em nossa sociedade.
Atividade 01 – Leia esta matéria publicada no jornal Correio Brasiliense
Marie Okabayashi, estudante de direito, publicou um vídeo em que uma senhora a ofende várias vezes após perceber que ela tinha traços orientais, fazendo referência ao coronavírus.
O caso de uma jovem estudante de direito que foi vítima de xenofobia no metrô do Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais. Pelo Twitter, Marie Okabayashi publicou um vídeo em que uma senhora a ofende várias vezes após perceber que ela tinha traços orientais. […]
A estudante relata que a senhora afirmou que os chineses e asiáticos estão infectados com coronavírus e este seria o motivo para seus xingamentos. De acordo com ela, foram feitas afirmações, como: “quando eu vejo um chinês eu atravesso a rua” e “não compraria uma Coca fechada desse povo, porque eles contaminam tudo”.
Atividade 02 – Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto assistindo ao vídeo abaixo:
Atividade 03 – Agora responda em seu caderno.
a) Você conhece algum caso ou alguém que já passou por este tipo de constrangimento? Comente com detalhes.
b) Caso não tenha conhecimento de nenhum caso, como você reagiria se essa situação ocorresse com você ou com alguém de seu convívio?
Atividade 04
Faça um resumo sobre o conteúdo enfatizando a necessidade de combatermos a Xenofobia.
Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento Componente Curricular 1 | Posicionamento crítico sobre discursos de ódio Linguagens – Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discurso de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso. |
Proponentes/ Professores: | Célio Cesar da Silva, Sílvia Helena Marques Ponce, Margarete Pereira Delfina. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ciclo da Adolescência – Turma G (8º ano) – Ética e Cidadania