You are currently viewing ARTE – Vamos fotografar?  Ângulos na fotografia

ARTE – Vamos fotografar? Ângulos na fotografia

Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 10/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Estamos aprendendo sobre os elementos visuais da fotografia. Já aprendemos sobre a cor, a forma e agora vamos aprender sobre os ângulos. Sabia que existem vários ângulos diferentes? Como o Plongée e o Contra Plongée.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Fotografia: Elementos visuais na fotografia.

ARTES | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Novos ângulos na Fotografia

Algo muito importante na fotografia é olhar o mundo, olhar as coisas a sua volta de uma forma diferente. Para isso, algo muito importante e buscar novos ângulos. ? Eles são muito importantes para criarmos fotos mais ricas e interessantes? Esses ângulos são muito usados pelo cinema! A fotografia faz toda diferença na produção de um filme!! Vamos aprender juntos a criar fotos mais criativas?! Portanto, pode ser uma boa ideia experimentar ângulos diferentes.Vem comigo?! 

 Tente tirar a foto de cima ou de baixo. Ao fazer isso, você pode ter diferentes perspectivas da cena. Na maioria dos casos, você normalmente tira uma foto em pé. Tente abaixar-se para determinados tipos de fotos, para que você também possa explorar ângulos diferentes.


Verificar diferentes perspectivas fornece mais opções sobre como você deseja tirar uma foto do seu assunto. Além disso, abaixar a câmera é uma das melhores coisas a fazer quando o assunto é pequeno. Você pode ajoelhar-se, deitar no chão ou colocar sua câmera no chão para capturar ângulos pouco comuns e certamente suas fotos serão impressionantes. Existem vários ângulos diferentes usados pela fotografia, e pela fotografia aplicada ao cinema. Vamos ver os principais?  

Ângulo normal 

Clássico na maioria dos filmes, a câmera situa-se na mesma altura do objeto ou dos olhos do ator ou atriz.

Ângulo baixo (Contra- Plongée)  

Enquadramento da imagem é feito de baixo para cima, geralmente abaixo do nível dos olhos do espectador, resultando assim numa sensação de superioridade.

Ângulo alto (Plongée) 

O enquadramento da imagem é feito de cima para baixo, com a câmera acima do nível do objeto filmado. Como resultado, temos a sensação de que tal objeto ou personagem é inferior em relação ao outro.

Vamos ver alguns exemplos?  


Arquitetura, Arranha Céu, Fachadas De Vidro, Moderna
Imagem 1: Contra Plongee. (Olhar de baixo para cima).
Arquitetura, Torre, Construção, Torres, Marrom Vermelho
Imagem 2: Contra Plongee.

Imagem 3: Contra Plongee
Londres, Arranha Céu, O Bisturi, Reino Unido, Sol, Alta
Imagem 4: Contra Plongee.

Imagem 5: Plongee (Mergulho).
Mulheres, Multidão, Protesto, Manifestantes, Pessoas
Imagem 6: Plongee.
Pescador, Lago, Água, Ondulações, Pesca, Vietnã, Peixes
Imagem 7: Plongee.
Imagens organizadas por prof. Pollyanna Brito e disponíveis em Pixabay.com

Agora, assista ao vídeo abaixo para descobrir mais sobre novos ângulos. “Fotografia para iniciantes na prática: ângulos da câmera”.  

FOTOGRAFIA NA PRÁTICA PARA INICIANTES: ÂNGULOS DA CÂMERA
https://www.youtube.com/watch?v=iTE54BZXyk4

Vamos praticar?   

             Tire duas fotos usando ângulos diferentes: Um Plongee e um Contra Plongee. Vale deitar no chão. Subir, levantar, busque uma forma inusitada de ver as coisas!!  

             Ótimos clicks!! Aguardo vocês!! Até a próxima aula!!   


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).


Habilidades estruturantes

(GO-EF09AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes  visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o  movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a  proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, a expressão artística  e imagética em contextos variados e significativos.

(EF79AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como o desenho, a pintura, a colagem, os quadrinhos, a dobradura, a escultura, a modelagem, a instalação, o vídeo, a fotografia, a performance, o grafite, a tecelagem, entre outras possibilidades expressivas, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CMSni6SHzmd/?igshid=1pit6v9mfen6k