You are currently viewing ARTE – Vamos desenhar? Aprendendo a desenhar par de olhos, nariz e boca

ARTE – Vamos desenhar? Aprendendo a desenhar par de olhos, nariz e boca

Olá, estudante! Esta videoaula de Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 12/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Aprendendo a desenhar a partir do mangá (um estilo de desenho japonês!). Par de olhos, nariz e boca. Não se preocupe! Você vai sim aprender a desenhar!!


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Aprendendo a desenhar: Mangá e Anime.


ARTES VISUAIS | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Ao longo das nossas aulas já aprendemos sobre como surgiu o mangá e o anime… e quais as diferenças entre eles. Já aprendemos também sobre o material básico de um desenhista. Agora, vamos a prática? 


 Desenhando olho feminino: 

 O mangá trabalha com a simplificação da forma, ou seja, o olho feminino, precisa deixar bem claro, de forma objetiva que trata-se de um olho de um personagem feminino. Por isso, capriche na sobrancelha delineada e nos traços arredondados.    

Comece fazendo um traço arredondado em cima e outro em baixo, faça isso da forma mais delicada possível (caso seja necessário apagar). Feche as duas laterais. Agora faça a pupila: um círculo mais oval, grande, bem no meio do olho. Lembre-se: a pupila é sempre preta. O que pode possuir outras cores é a íris do olho: azul, verde, marrom…

Então crie o brilho dos olhos: duas bolinhas brancas (que reluzem a luz que incide no olhar). Não esqueça o degradê e a sombra. Mas calma! Não se preocupe! Faremos isso juntos! Você irá conseguir!      


Pessoas, Menina, Beleza, Rosto, Sobrancelha, Pestanas
Imagem 1: Observe as “bolinhas brancas” o brilho nos olhos. O reflexo da luz incidindo nos olhos.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-menina-beleza-rosto-2605526/ . Acessado em: 10 de marco de 2021.  
Olhos, Sobrancelhas, Olhando Para, Observação
Imagem 2: Observe como é um par de olhos.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/olhos-sobrancelhas-olhando-para-149670/. Acessado em: 10 de marco de 2021. 

Imagem3: Desenhos de mangás. Acervo pessoal

Desenhando nariz de mangá; 

O nariz no mangá é muito simplificado: as vezes pode ser só um traço, um risco, um triangulo, as vezes pode ser mais realista…, mas de uma forma geral, ele é bem simplificado. Note que não há contornos no nariz (como na boca e nos olhos) a forma é identificada em um estilo mais realista através das sombras e são essas sombras que representamos no desenho (no caso do rosto de frente) em estilo mangá.


Moe, Óculos, Anime, Cumprimentos, Olhando Para TrásMoe, Mulher Menina, Mangá, Anime, Desenhos Animados
Imagens 4 e 5: Observe o nariz e a boca dessas duas personagens de mangá.
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/moe-%C3%B3culos-anime-cumprimentos-3669736/ e em Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/moe-mulher-menina-mang%C3%A1-anime-595960/

Desenhando boca de mangá; 

Geralmente, para desenhar bocas em mangás e animes precisamos esboçar poucos traços. Entretanto… quando queremos passar determinadas expressões especificas: muita raiva, alegria, ou tristeza…precisamos caprichar um pouco mais. 


Moe, Mulher Menina, Mangá, Anime, Desenhos AnimadosMoe, Mulher Menina, Mangá, Anime, Desenhos Animados
Imagens 6 e 7:  Observe a boca dessa personagem e como ela expressa suas emoções na imagem 1 e 2:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/moe-mulher-menina-mang%C3%A1-anime-595954/. https://pixabay.com/pt/illustrations/moe-mulher-menina-mang%C3%A1-anime-595955/

Até a próxima!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).


Habilidades Estruturantes/Habilidades Complementares

(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos: https://estudoshipercerebro.home.blog/2020/07/25/como-desenhar-uma-boca-de-personagem-anime-e-manga/