Você conhece sobre as brincadeiras populares, aquelas antigas, do tempo em que a vovó ou o vovô eram crianças?
Você sabe como e de quais brincadeiras seus avós ou seus bisavós brincavam? Naquele tempo não existiam tantos brinquedos diferentes nem tantas atrações tecnológicas que os chamasse atenção, então o jeito era brincar, se divertir com o que criavam. Algumas brincadeiras eram bem simples e utilizavam poucos materiais, mas com certeza era diversão na certa! Muitas dessas brincadeiras seguiram através dos tempos e ainda hoje são relembradas e brincadas por muitas crianças.
Essas brincadeiras são conhecidas como brincadeiras da cultura popular, que foram criadas por pessoas comuns, passando por gerações e sendo recriadas em alguns locais por onde passou. Geralmente eram brincadas na rua da casa dos participantes, ou até mesmo no quintal. Será que hoje em dia também seria possível brincar assim? Quem sabe se com muita atenção e o acompanhamento de um adulto para garantir a segurança de quem está brincando seja sim possível.
Quer conhecer algumas das brincadeiras que eram brincadas há tempos atrás?
Assista ao vídeo e confira como as pessoas se divertiam brincando.
Viu só quantas possibilidades? Agora que você viu algumas brincadeiras populares, conheça um pouco mais sobre o “chicotinho queimado”, também conhecido com “quente ou frio”, é uma brincadeira africana, na qual uma criança esconde um objeto para que as demais procurem. A pessoa que escondeu vai dando dicas para que as outras possam encontrar. A que achar o objeto primeiro, tem que escondê-lo, e então passa a dar as dicas. Essa é uma forma de jogar, mas existem várias outras, que são influenciadas de acordo com a região.
Assista ao vídeo para saber como se brinca.
Já que você aprendeu a brincar, convide alguém de sua família para brincar com você. Escolham algum objeto que deverá ser escondido sem que o outro participante veja. Agora é a vez de procurar. Dê dicas a quem está procurando pelo objeto dizendo as palavras “quente” caso a pessoa se aproxime do objeto, ou “frio” se ela estiver se afastando do objeto escondido. Depois de encontrado, trocam-se os papéis e agora a outra pessoa esconde o objeto.
Depois de repetir a brincadeira muitas vezes, converse com um adulto para saber mais sobre as brincadeiras que fazia quando criança.
Vamos construir um museu da brincadeira antiga?
Separe algumas folhas em branco para que você desenhe e também escreva o nome da brincadeira que seu familiar que contou que brincava. Se tiver dúvidas peça a ele que lhe ajude a entender mais sobre a brincadeira para que você possa desenhá-la. Após preparar o material do museu, faça uma exposição de seus desenhos espalhando pelos cômodos de sua casa. Convide sua família para prestigiar seu Museu das Brincadeiras e não se esqueça de explicar as obras do Museu.
Aproveite a diversão!
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento Componente Curricular | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: conceito. Educação Física |
Habilidades | HABILIDADES: (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. |
Proponentes/ Professores: | Larissa Martins Costa RochaCinthia Rosa Rodrigues |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Eva Vieira de Almeida |
CRE: | Jarbas Jayme |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C 3º ano – Corpo Expressão e Movimento