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Geografia – Uso do solo e impactos ambientais

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Vista aérea – Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/imagem-de-v%c3%b4o-vista-a%c3%a9rea-cidade-5159901/

Uso do solo e impactos ambientais

O solo é a camada mais superficial do nosso planeta, popularmente chamado de terra. É o lugar onde vivem diversos seres vivos, onde os vegetais crescem e são posteriormente utilizados para alimentação dos animais, entre eles os seres humanos.  

Pedogeneses é o nome dado ao processo de formação do solo que é composto basicamente por: Matéria orgânica (oriunda da decomposição dos seres vivos), minerais (oriundos da fragmentação das rochas pelo intemperismo), ar e água (encontrados nos poros dos solos). O solo pode apresentar de 2,5 centímetros até vários metros de profundidade, sendo suscetível a processos erosivos.

O uso do solo é caracterizado pela ocupação do espaço geográfico pelo ser humano, é a utilização cultural da terra, como por exemplo: para o lazer, plantio, reservas biológicas, moradia, entre outros. As atividades do homem sobre o solo, podem apresentar características diferentes no espaço urbano e rural.

No espaço urbano o solo geralmente é utilizado para construção de casas, edifícios, ruas, comércios, entre outros. Já no espaço rural é possível observar o predomínio das atividades agropecuárias. Toda ação do ser humano gera algum tipo de impacto ambiental, positivo ou negativo, e por isso devemos utilizar técnicas agrícolas ou construtivas que consigam minimizar os impactos ambientais negativos.

Responda às questões

Questão 01

Steenbock diz que, em comum, essas técnicas usam a “diversidade e a abundância da biomassa vegetal como base para a fertilidade do sistema produtivo”. Ainda que “invisíveis”, as técnicas têm permitido que muitos agricultores brasileiros produzam alimentos sem recorrer a adubos químicos, afirma o agrônomo. Além disso, diz ele, conceitos presentes nessas agriculturas têm sido adotados inclusive por alguns setores do agronegócio, reduzindo impactos ambientais e permitindo ganhos de produtividade.

FELLET, F. As técnicas agrícolas capazes de reduzir dependência do Brasil por fertilizantes. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60856628>. Acesso em: 25, maio. 2022.

O texto apresenta impactos ambientais positivos ou negativos? Elenque impactos ambientais negativos da atividade agropecuária e se possível apresente soluções para minimizá- los.

Questão 02


Consciência ambiental – Fonte: http://profwladimir.blogspot.com.br/2012/02/charges-e-imagens-sobre-consumismo.html.

A charge é irônica ao tratar sobre um assunto relevante a nossa sociedade, a preservação ambiental é fundamental para manutenção da vida dos seres humanos nesse planeta. Descreva qual é a crítica presente na charge e quais medidas podem ser adotadas para minimizar os impactos ambientais evidenciados na charge.

Questão 03


O termo uso do solo é caracterizado pela ocupação do espaço pelo ser humano, é a utilização cultural da terra. As atividades do homem sobre o solo, podem apresentar características diferentes no espaço urbano e rural, sabendo disso assinale alternativa que apresenta uma característica que é mais comum nas áreas urbanas.

(A) Uma área destinada à agricultura 

(B) Uma área destinada à pecuária 

(C) Uma área destinada a habitação e moradias 

(D) Uma área de preservação ambiental

Questão 04

Considerando o uso do solo para as atividades rurais, qual dos seguintes fatores pode contribuir para a erosão do solo? 

(A) Uso de cobertura vegetal 

(B) Práticas de conservação do solo 

(C) Chuvas moderadas 

(D) Desmatamento e técnicas agrícolas inadequadas

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e curte esse vídeo!

Canal Geo Power “Atividade 08 – Uso do solo e impactos ambientais – 6° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w27yuGtBEys>. Acesso em: 29, maio. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/


Habilidade:(EF06GE10-A) Relacionar e problematizar os impactos ambientais das diferentes formas de uso do solo, rotação de terras, terraceamento, aterros, bem como dos recursos hídricos, em espaços e tempos diferentes.
Referencial Teórico: 
ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
Erosão. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/erosão/481243>. Acesso em: 25, maio. 2022.
IBGE. Manual Técnico de Uso da Terra. 3ed. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81615.pdf>. Acesso em: 25, maio. 2022.
LEITE, E. F; ROSA, R. Análise do uso, ocupação e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio Formiga, Tocantins. Disponível em:<http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/4edicao/n12/05.pdf>. Acesso em: 25, maio. 2022.
MACHADO, P. L. O; WADT, P. G. S. Boas práticas agrícolas: Terraceamento. Disponível em: <https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID01.pdf>. Acesso em: 25, maio. 2022.