Olá! Hoje vamos conhecer sobre a pirâmide alimentar. Ela é usada para orientar sobre como compor uma alimentação mais saudável.
A pirâmide alimentar ou a representação gráfica do equilíbrio alimentar foi criada nos Estados Unidos no início da década de 1990. Como os hábitos de consumo alimentar entre as pessoas são diferentes, nutricionistas brasileiros montaram uma pirâmide alimentar adaptada para nossa realidade. A pirâmide brasileira que você vê abaixo é dividida em 08 grupos de alimentos, distribuídos em 04 níveis ou andares. De forma balanceada, e adequada às necessidades especificas de cada um, devemos compor nosso cardápio diário com alimentos nutritivos e, porque não saborosos, que ajudam no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e contribuem para a saúde e o bem-estar na fase adulta.
Fonte: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio3.htm
ATIVIDADE 2
Agora observe a tabela abaixo. Ela reúne os grupos de alimentos, a quantidade de caloria por porção e o número de porções diárias (ANVISA).
| Grupo de Alimentos | Calorias propostas por porção | No de porções diárias |
Grupo 1 | Cereais, pães,raízes e tubérculos | 150 | 8 |
Grupo 2 | Hortaliças | 15 | 3 |
Grupo 3 | Frutas e sucos de frutas | 70 | 3 |
Grupo 4 | Leites, queijos e iogurtes | 120 | 3 |
Grupo 5 | Carnes e Ovos | 130 | 2 |
Grupo 6 | Leguminosas | 55 | 1 |
Grupo 7 | Óleos e gorduras | 120 | 2 |
Grupo 8 | Açucares, balas, chocolates, salgadinhos | 80 | 2 |
Soma das Calorias | 2500 |
Fonte: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio3.htm
Agora é sua vez. Monte em seu caderno um cardápio com os alimentos que você costuma consumir em um dia e reflita sobre essas perguntas, se precisar converse com um adulto ou um colega:
1 -Você está tendo uma alimentação saudável? Por quê?
2 – Que tipo de alimento você tem consumido mais?
3 – Você tem alguma sugestão de alteração do seu cardápio? Qual?
ATIVIDADE 3
Além de comer bem é fundamental hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamentos dos alimentos. Assista ao vídeo abaixo e saiba como proceder corretamente:
ATIVIDADE 4
Pratinhos divertidos
Crie com sua família pratinhos ou lanchinhos divertidos com temas simples: pode ser um animal, uma flor, um carro, use a imaginação. Você pode se inspirar no pratinho já montado abaixo! Dê preferência a alimentos saudáveis e de cores variadas. Depois do pratinho pronto, é hora de fazer uma foto e escrever uma história.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Nutrição do organismo: Alimentação e nutrição Metabolismo Hábitos alimentares: Nutrição e saúde Higiene alimentar |
Habilidades | (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (GO-EF05CI15) Identificar hábitos de higiene necessários no manuseio, preparo e armazenamentos dos alimentos. |
Proponentes/ Professores: | Maysa Moura Batista Adriana Cordeiro |
Instituição Educacional | Escola Municipal Barbara de Souza Morais |
CRE: | Central |