Preservar e conservar os recursos naturais é indispensável e garante a sobrevivência de todos os seres vivos da Terra. Mas isso você já sabe, não é mesmo? E, para garantir que isso aconteça em várias áreas naturais, foram criadas as ‘’ Unidades de Conservação’’. Você já ouviu falar sobre elas? Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo abaixo:
(I) – Agora que você aprendeu sobre as unidades de conservação e seus principais objetivos, pesquise se há unidades de conservação de ‘’proteção integral’’ e de ‘’uso sustentável’’ aqui na região Centro-Oeste, anotando em seu caderno: o nome, a localização e a qual das duas espécies elas pertencem.
(II) – E você, já visitou uma área de conservação? Como explicado no vídeo, essas áreas de proteção ambiental têm como principal intuito a conservação e a preservação dos recursos naturais de uma determinada região.
Veja abaixo sobre os serviços ecossistêmicos e a importância de conservar a riqueza e os benefícios que a natureza traz a vida:
Baseado nos conhecimentos já adquiridos, pense nas consequências para o meio ambiente, caso espécies de seres vivos fossem extintas. Isso acarretaria um desequilíbrio ambiental. Agora, em seu caderno, descreva um caso de desequilíbrio ambiental da nossa região. Escolha um ambiente onde haja interferência humana e não se esqueça de mencionar as causas e consequências desse desequilíbrio para o ecossistema. Para facilitar a realização dessa atividade, pesquise sobre esse tema!
(III) – Em seguida, escreva em seu caderno, de forma bem objetiva, o que são “serviços ecossistêmicos”, explicando a importância da valorização dessa forma de se relacionar com os recursos naturais. Para facilitar a realização dessa questão, assista ao vídeo “Serviços ecossistêmicos”:
Reserve um tempinho e se dedique a observar a natureza que está próxima a você! Esse é um ótimo exercício diário…
PARA SABER MAIS
http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/unidades-de-conservacao#.XrYDblNv-dN
(Unidades de Conservação/Unidades de Conservação em Goiás – Ministério Público do estado de Goiás)
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Ambiental e Saúde.
HABILIDADES: | (EF09CI12-A) Definir unidades de conservação, sua origem e localização, destacando as que estão no território goiano.(EF09CI12B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação, etc), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve. |