Olá, tudo certo para sua jornada de aprendizagem?
Nesta semana, você terá a oportunidade de estudar sobre a Primeira República, a qual foi proclamada em 15 de novembro de 1889, concretizando o fim da monarquia no Brasil.
Agora, você conhecerá Helena, uma menina de 14 anos que viveu na cidade de Diamantina, Minas Gerais no século 19, ela começou a escrever o diário em 1893. Nesse período, o Brasil acabara de abolir a escravidão e proclamar a república. Boa leitura e que comece a jornada!
Link de acesso ao diário:
https://www.canva.com/design/DAD-S1LiyxI/fBDomnH02hSajfjYAjWqJw/edit
(Trecho do livro: Vida de Menina. Editora Companhia de Bolso. São Paulo, 2016, p. 195).
Questões
1. Agora que você leu o trecho da obra, que tal realizar mais uma etapa dessa jornada, anotando as respostas das questões em seu caderno?
a) Helena pareceu “conectada” aos acontecimentos de seu tempo. Qual foi o assunto que ela registrou neste trecho do diário?
b) A autora do diário demonstrou alguns benefícios que ela considerava importante para a cidade em que morava. Quais eram eles? E para você, quais benefícios considera relevantes para a sua cidade?
c) Helena compartilhou a felicidade de seu pai pela posse do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Morais, em 1894. Você já pensou sobre a importância da democracia para a vida em sociedade? Explique!
Construa um diário digital e registre um dia de sua rotina nesse período de isolamento social. Para isso, você pode misturar textos, fotos, gifs, vídeos, emoticons e outros recursos. E se não der para ser digital? Use sua criatividade por meio do desenho e mixagens com recortes, colagens e escrita.
Para saber mais:
OBJETOS DE CONHECIMENTO | HABILIDADES |
O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX. | (EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil. |
ÉTICA E CIDADANIA – HISTÓRIA – AGRUPAMENTO I |
PROPONENTE: Profa. Patrícia Maria Jesus da Silva/ Escola Municipal Jalles Machado de Siqueira |
CURADORIA: Warlúcia Pereira Guimarães/GERFOR |