Olá, estudante!
Esta videoaula de Arte/Música foi veiculada na TV no dia 14/12/2020 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Pequenas particularidades referentes à voz humana.
A voz humana, a nossa voz, é o primeiro e principal instrumento que temos contato pois nascemos com ele. Podemos fazer coisas incríveis com esse instrumento vocal. Falar, imitar sons, imitar a voz dos animais, cantar. Porém, para conservá-lo em bom estado precisamos cuidar bem dela.
Alguns cuidados que devemos ter com nossa voz são: evitar gritos, evitar falar demasiadamente, evitar comidas gordurosas, evitar gelados. Devemos procurar comer alimentos saudáveis e nos hidratar com água. Veja, quanto á comida e gelados, estamos falando em “evitar” e não em deixar de comer esses alimentos ok.
O professor Gabriel Silva vai fazer agora um ditado de sons utilizando somente a voz. Vamos acompanhar e tentar adivinhar os sons que ele faz.
Então! Quem acertou? Que tal imitar alguns sons que você goste ou sonorizar uma história utilizando apenas a sua voz? Escreva a história, desenhe, grave os sons com um celular, envie tudo para sua escola ou reproduza para sua família. Pode ser bem divertido.
A voz cantada proporciona emoção ao espectador ou ao ouvinte e pode transportá-lo para lugares encantadores ou não, como uma história que lemos em livros. Quando cantamos, utilizamos todo nosso corpo como caixa amplificadora do som que emitimos. Vamos apreciar agora, uma música chamada Concerto para uma voz, de Saint Preux, interpretada pelo cantor goiano Marcelo Barra.
A voz humana é realmente incrível! E você? Gosta de cantar? Vamos então, falar de vozes cantando em conjunto, ou em um Coral. Cada pessoa tem seu timbre vocal, único, e cada um consegue atingir uma gama de notas as quais chamamos de extensão vocal. Quando cantamos sozinhos, devemos nos preocupar com a afinação, a qualidade do som emitido, dentre outras coisas. E quando cantamos junto com outras pessoas, outras vozes, devemos ficar ainda mais atentos e obedecer algumas regrinhas.
Quando cantamos juntos, em um coral, temos que ouvir o som dos colegas e combinar o volume vocal emitido, por exemplo. Temos que respeitar sempre o que a música pede de nós, do nosso conjunto de vozes. Ninguém pode cantar mais alto que o outro ou cantar a parte da melodia do outro. E por aí vai.
A harmonia que sobressai das combinações vocais que a regente ou o regente, maestro ou maestra está direcionando, é fundamental. Vamos assistir a uma apresentação do Coral Vozes em Canto, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, sob a regência da Maestra Adriana Goulart, tendo como musicista co-repetidora, a professora Andrea Stwart ao teclado.
O Coral Vozes em Canto é formado por alunos da nossa Rede Municipal de Educação, alunos como você. E conta com o auxílio dos professores das escolas participantes do projeto e também de funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia. Quando voltarmos a nos encontrar presencialmente, quem sabe você também possa fazer parte desse grupo.
E tem uma voz que imita o som de uma bateria ou de vários outros instrumentos que soam como se estivessem tocando juntos, e, geralmente, faz o acompanhamento para os cantores de R.A.P. ou Hip Hop. Conhece? Isso mesmo! É o Beatbox. Os sons são emitidos com a voz e o auxílio de todo o aparelho fonador, assim como no canto ou na fala. Então, quais são os órgãos do aparelho fonador? Vale uma pesquisa sobre isso? Sim!!! E que tal também propor uma batalha de Beatbox com sua família? Pode ser muito divertido. Vamos assistir ao vídeo de Zipporah, uma garota das Filipinas, que apresenta 10 sons de beatbox.
O que achou? Divertido? Bom! Por enquanto vamos ficando por aqui, na torcida para que em breve possamos estar juntos presencialmente. Se cuide! Use máscara! Lave sempre as mãos! Até mais!
MÚSICA
Objetos de conhecimento | Habilidades estruturantes |
Materialidades | (EF46AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.(EF46AR15-C) Analisar e utilizar os elementos constitutivos da música e as características dos instrumentos musicais convencionais e não convencionais em repertórios. |
Processos de criação | (EF46AR17-B) Desenvolver improvisações, composições musicais e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo. (EF46AR17-C) Promover a criatividade, a imaginação, a expressividade e a criticidade por meio de composições e improvisações musicais individuais e coletivas. |