Olá, crianças! Você já percebeu que estamos rodeados por geometria? O mundo está cheio de objetos com formas, altura, largura e comprimento diferentes (tridimensional). Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre sólidos geométricos, identificar seus nomes, formas e reconhecê-los em alguns objetos.
Atividade 1
Observe os objetos nas figuras a seguir:
Cada objeto representado nessas figuras, está associado uma figura geométrica espacial. Veja o quadro a seguir com os nomes das figuras espaciais.
Cone | Cubo | Cilindro |
Paralelepípedo; bloco retangular ou ainda prisma | Pirâmide | Esfera |
Atividade 2
Os sólidos geométricos que podem rolar, dependendo da posição em que são colocados sobre a mesa, são chamados corpos redondos.
Escreva sim nos que rolam e não nos que não rolam.
a) Bola ____________
b) Cubo ____________
c) Paralelepípedo _________
d)Pirâmides ___________
e) Prisma ____________
f) Cone ____________
g) Cilindro _____________
Atividade 3
Faça um X no sólido geométrico que mais se parece com sua forma desmontada (planificação):
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento: | Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) :reconhecimento, análise, de características e planificações. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades | (EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras. (EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones) relacionando-as com suas planificações. |
Proponente Professor: | Maria Cleyce Moreira dos Santos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos |
CRE: | CRE – CENTRAL |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3° ano – Educação Financeira e Empreendedorismo