You are currently viewing História – Tempo Histórico: Tempo Cronológico

História – Tempo Histórico: Tempo Cronológico

Olá! Dizemos que o tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. O tempo pode ser dividido em dois tipos diferentes, o cronológico e o histórico. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o tempo cronológico.

Atividade 1

TEMPO CRONOLÓGICO: Como o próprio nome já diz, é o tempo lógico é um tempo em sequência. O tempo registrado nos calendários em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações, no decorrer de um tempo em em sequência
lógica. Serve para organizar acontecimentos.


LINHA DO TEMPO: Observe essa linha do tempo:

Disponível em: https://historia-da-arte.info/images/Imagens/linha-tempo-historia-arte.jpg


A linha do tempo é um recurso didático que tem como propósito
visualizar uma lista de eventos em ordem cronológica e é,
normalmente, utilizada para ajudar a compreender os eventos e
a relacioná-los num determinado assunto.

Atividade 2

Como montar uma linha do tempo? Vamos aprender?


Desenhe uma linha vertical na linha do tempo principal para
mostrar os anos em que esses eventos aconteceram. Em
seguida, escreva uma breve descrição de cada um. Organize as
datas em sequência. Os eventos precisam estar na ordem
cronológica e não na ordem de importância ou interesse.
O que acha de montar uma linha do tempo de sua vida?
Elaborar uma linha do tempo de sua vida, contando desde seu
nascimento até os dias de hoje. Marcando em ordem cronológica
os momentos mais importantes para você.


Se precisar peça ajuda a alguém da família!

Registre a atividade em seu caderno. E não se esqueça de
colocar o titulo da aula de hoje: Tempo Histórico: Tempo
Cronológico.


Cicio da infância /Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:História
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
(GO-EF04HI01-A) Identificar e compreender as rotas migratórias dos primeiros agrupamentos humanos que chegaram ao continente americano.
(GO-EF04HI02-A) Refletir sobre o encontro entre dois mundos: Europa, América/Brasil, identificando as relações desiguais de poder e cultura estabelecidas a partir desse momento. A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações,
indústria, entre outras: Rotas migratórias; ocupação e deslocamentos: Agrupamentos humanos e diversidade étnica-racial; Choque de culturas: conflitos e relação de poder.