You are currently viewing Ciências da Natureza – Tecnologia, Meio Ambiente e sustentabilidade, um trio poderoso!

Ciências da Natureza – Tecnologia, Meio Ambiente e sustentabilidade, um trio poderoso!

Olá!

Tudo bem?

Você tem conseguido manter a sua rotina organizada?

Tem movimentado o corpo?

E o seu humor? 

Nesta trilha, conversaremos sobre Sustentabilidade e a sua relação entre a preservação do Meio Ambiente, a nossa saúde e a do planeta. 

Podemos dizer que a sustentabilidade é toda e qualquer ação, objeto ou comportamento que se preocupa em garantir as necessidades do presente sem comprometer a saúde das gerações futuras, ou seja, tudo que cuide de conservar a vida no planeta Terra – do ser humano, dos animais, das plantas e até das relações interpessoais.

Atividade 1

O tema Sustentabilidade é tão importante que também é tratado na literatura.

Você conhece a história dos três porquinhos? Os três porquinhos utilizam vários elementos da natureza para construir as suas casas.

A história “Os três porquinhos” é um clássico que encanta crianças e adultos do mundo inteiro.

Nesta atividade você conhecerá duas versões da História “Os três porquinhos”: uma versão clássica do Walt Disney e uma releitura feita pela Fundação SOS Mata Atlântica, que chama a nossa atenção para a importância da restauração das florestas. 

Acesse os links para assistir aos dois vídeos 

Disney Desenhos – Os Três Porquinhos
Canal: beijinho27
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=M_QpsigrVaM&feature=youtu.be

Os 3 Porquinhos e a Mata Atlântica
Canal: Fundação SOS Mata Atlântica
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=5iTQ2tSus14

Atividade 2

Depois de assisti-los você irá criar a sua versão para este clássico infantil. Pegue o seu caderno, planeje o seu texto e dê asas a sua imaginação. Que tal pensar em uma história com um final surpreendente?

Quando sua história estiver pronta, convide sua família e conte a sua história. Lembre-se de que para manter a sua plateia atenta, você deve observar o ritmo e o volume da sua voz, seus gestos e se der para organizar um figurino será ótimo. Use o que você tiver em casa mesmo.


Atividade 3

Nesta atividade você verá que há uma relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças. Leia atentamente o texto de Vanessa Santos, publicada no site Brasil Escola. 

Acesse o link e boa leitura! 

A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças
Site: Brasil Escola
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-relacao-entre-impactos-ambientais-surgimento-doencas.htm
Foto: Autor não identificado/Brasil Escola.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-relacao-entre-impactos-ambientais-surgimento-doencas.htm. Acesso em 08 de maio de 2020.

Atividade 4

Nesta atividade você usará uma imagem e um infográfico para criar um cartaz de alerta para conscientizar as pessoas de sua família sobre a importância de adotarmos comportamentos sustentáveis. Veja os materiais a seguir para auxiliar a produção do cartaz.

Imagem.

Como a mudança climática afeta a economia e a sociedade?
Site: IBERDROLA
Fonte: https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/consequencias-das-mudancas-climaticas
Foto: Autor não identificado/IBERDROLA

Infográfico.

Como a mudança climática afeta a economia e a sociedade?
Site: IBERDROLA
Fonte: https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/consequencias-das-mudancas-climaticas
Foto: Autor não identificado/IBERDROLA

Vamos recordar como fazer um cartaz?

O cartaz é um meio de comunicação muito poderoso e é usado para divulgar mensagens e informações. Normalmente tem a forma retangular, tem textos curtos e de fácil compreensão, imagens que ajudam no entendimento das mensagens. Você precisa ter atenção   aos tipos de letras e as cores que você utilizará. E também no local onde ele será fixado.

Veja um exemplo:

Como fazer um cartaz
Site: Blog de Biologia
Fonte: http://blogdebiologia2015.blogspot.com/2015/06/como-fazer-um-cartaz.html
Foto: Autor não identificado/Blog de Biologia.

ComponentesHabilidades
Língua Portuguesa(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus

 (GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais, após a sua leitura e compreensão.
Ciências(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras são irreversíveis (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Geografia(EF05GE02-A) Conhecer e respeitar as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras: indígena, africana, europeia e asiática.

 (EF05GE02-B) Identificar as desigualdades sociais entre grupos de diferentes territórios, com ênfase em Goiás.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.