You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Talking about daily routines! (Falando sobre rotinas diárias!)

LÍNGUA INGLESA – Talking about daily routines! (Falando sobre rotinas diárias!)

Olá, estudante!

Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 19/04//2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


A aula de hoje abordará um assunto bastante interessante quando estamos no início da nossa aprendizagem em Língua Inglesa; que é rotina! Todos nós temos uma rotina diária, semanal e, através dela, conseguimos nos orientar e nos organizar dentre as diversas atividades que executamos no decorrer dos nossos dias.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências, rotinas e ações em progresso.


LÍNGUA INGLESA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Bom, eu espero que sim, because I am good! (Eu estou bem).

Que tal aprendermos algumas das expressões e frases em Inglês que podem ser utilizadas no contexto diário? Let´s go!? (Vamos lá!?) 


Na aula de hoje abordaremos um tema bastante legal e interessante que é: Rotina. E para iniciarmos nossa conversa quero perguntar algumas coisas para refletirmos:

  • O que você entende por rotina?
  • A sua rotina costuma ser bastante pesada, com muitos afazeres, ou costuma ser tranquila?
  • Qual atividade diária, ou atividades, você mais gosta? E qual (quais) você menos gosta?

Bom, podemos compreender Rotina como toda atividade que realizamos cotidianamente, ou seja, atividades que estamos habituados a realizar, como: acordar; tomar café da manhã; ir para a escola; almoçar; brincar com os amigos; etc. 

Todas essas atividades, entre outras que não citamos, são essenciais para nós seres humanos e, ter uma organização em cada uma delas também é essencial, pois através da organização que conseguimos deixar nossos dias mais produtivos, bem como mais saudáveis. Ao organizarmos nossa rotina, estabelecemos respeito e limites em nossas ações, e não somente em ações pessoais, como em ações interpessoais. 

Você já parou para pensar como seria falar um pouco da sua rotina em Língua Inglesa? Quais são algumas das expressões e frases em Inglês que se referem a essa temática? Nesta aula, abordaremos algumas delas.

Veja o quadro a seguir e observe algumas das expressões e frases que separamos para esse tema!

Expressions about ROUTINES (in English)Expressões sobre ROTINAS (em Português)
I wake up 
I get 
I wash my face and brush my teeth
I take a shower
I have breakfast 
I go to school 
I have lunch
I play with my friends
I do my homework 
I have a snack
 I have dinner
I take a bath or shower

I go to sleep
Eu acordo
Eu levanto
Eu lavo meu rosto e escovo os dentes
Eu tomo banho
Eu tomo café da manhã
Eu vou a escola
Eu almoço
Eu jogo com meus amigos
Eu faço minha lição de casa
Eu lancho
Eu janto
Eu tomo banho
Eu vou dormir   

Outro fator bastante importante quando falamos sobre rotinas é a questão do horário, isto é, das horas que realizamos as nossas atividades diárias. Cada atividade, desde o momento que acordamos até a hora que dormimos, segue um cronograma de horas. E quando falamos de horários, qual outro assunto que nos vem à mente?! Os “numbers” (números)!! Através dos números, isto é, do nosso conhecimento de números que conseguimos elaborar as horas. 

E você consegue se lembrar dos números em Inglês? Vamos revisar as unidades e as dezenas? Através delas conseguimos elaborar as horas em Inglês.


1 – 10 One – ten 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
One
Two
Three
Four
Five
Six
Seven
Eight
Nine
Ten 

20 – 90Twenty – Ninety
20
30
40
50
60
70
80
90
Twenty
Thirty
Forty
Fifty
Sixty
Seventy
Eighty
Ninety

Bom, como a nossa aula de hoje segue o tema ROUTINES (ROTINAS), vamos agora pensar em elaborar alguns horários em Inglês que seguem este contexto? Por exemplo; 

Como seria 7:00 horas da manhã em Inglês? Ou 9:15? Ou 13:30 da tarde? Ou até mesmo 8:00 horas da noite?  

Você sabia que em Inglês contamos apenas 12 horas ou invés de 24 horas como fazemos aqui no Brasil?!

Como distinguir se estamos falando do período matutino, vespertino ou noturno? Muito simples!!

Utilizamos as expressões AM para designar que aquela determinada hora é pela manhã (turno matutino), e utilizamos PM para designar que a determinada atividade é durante a tarde ou noite (turnos: vespertino e noturno). Por exemplo:

  • 7:00 AM – 7 horas da manhã
  • 7:00 PM – 7 horas da noite
  • 2:30 AM – Duas e trinta (meia) da manhã
  • 2:30 PM – Duas e trinta (meia) da tarde

Voltando à algumas das expressões, qual horário caberia para cada atividade do quadro a seguir? Vamos preencher juntos!? 


ACTIVITY/ATIVIDADE TIME/HORA
I wake up
 I go to school 
I have lunch
I do my homework 
I have dinner
I go to sleep
6:30 AM
7:00 AM
1:00 PM
3:00 PM
7:30 PM
10:00 PM 

ATIVIDADE 1

Agora é a sua vez de tentar!! 

Levando em consideração este momento difícil que é a Pandemia da COVID-19, a nossa rotina sofreu e tem sofrido muitas alterações. Quais foram as principais mudanças de rotina que você sofreu e ainda tem enfrentado? Tente, em seu caderno, estabelecer os horários que você tem seguido desde que o ano de 2021 iniciou. Ahh, lembre-se que seria muito legal que você escrevesse em Inglês, certo? Você pode usar as expressões em Inglês que foram apresentadas nessa aula! Logo após, discuta com seus pais, amigos e familiares como você poderia otimizar seus horários e suas atividades diárias neste novo momento que estamos enfrentando. O essencial é poder conseguir realizar as principais atividades do dia, tais como: dormir bem, se alimentar bem, tirar um momento para realizar as atividades remotas escolares,  interagir com seus pais e amigos com bastante cuidado e sem aglomerar, etc. Ou seja, de que maneira podemos levar a nossa vida em um contexto tão desafiador que é a Pandemia, de maneira saudável e organizada? Pense nisso!    


Por hoje é só!

See you next class guys!

Bye bye! 


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.

(EF06LI17-A) Utilizar recursos linguísticos referentes a temas familiares, escola, família, rotina diária, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.