You are currently viewing Língua Inglesa – “Sports”- A importância da prática esportiva para a construção de uma vida saudável.

Língua Inglesa – “Sports”- A importância da prática esportiva para a construção de uma vida saudável.

Olá Criança! Um dia cheio de alegrias para você. Nesta aula você vai aprender os nomes dos esportes em inglês, suas características e os benefícios que eles trazem para nossa saúde. Tenho certeza de que você também gosta desse assunto e têm seus esportes favoritos. Conto com a sua participação.


Atividade 1:

Leia o texto explicativo abaixo e em seguida responda as questões em seu caderno:

A Importância dos esportes.

“A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.”

Disponível em:

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/a-importancia-do-esporte/6416

a- Qual o seu esporte favorito? _______________________________________________

b- Cite o nome de um esportista que você admire ou conheça um pouco da sua história:___________________________________________________________

c- Você concorda com o texto quando ele diz que os esportes podem melhorar a condição física e mental dos praticantes? Comente:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2:

Assista ao vídeo sobre os nomes dos esportes em inglês e treine bastante a pronúncia: disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y6Fgdnp55pI (acesso em 01/07/2020)


Canal;Hello Felix “Hello Felix | Vocabulary Unit 15 Sports – Learning english for kids” https://www.youtube.com/watch?v=y6Fgdnp55pI

Atividade 3:

Assista novamente ao vídeo sobre os nomes e características dos esportes, e responda as atividades em inglês, adivinhando a que esporte a frase se refere:

a- Esse esporte é muito apreciado em nosso país. Os jogadores chutam a bola tentando fazer um gol._______________________________________________.

b- Para realizar esse esporte usamos a bicicleta. ________________________________.

c- Esse esporte consiste em acertar a bola em uma cesta._________________________.

d- Os jogadores usam uma raquete e entre eles há uma rede.______________________.

e- É um esporte praticado na água e o objetivo é ser sempre o mais rápido e conseguir o melhor tempo.____________________________________________. 

Atividade 4:

Fun time”- Hora da diversão!

Com a ajuda do seu responsável providencie os seguintes materiais:

– Um cesto (pode ser algo que você tem em casa como um balde, uma caixa ou até mesmo um cesto que não tenha sido usado).

– Bola (você pode fazer uma bola de papel, retalhos ou outro material que tiver em casa, caso não tenha uma bola).

A brincadeira imita o “basketball” e funcionará assim:

Uma pessoa segura o cesto e você tenta a uma distância acertar a bola dentro do cesto. Troque de posição com o outro participante.

Ganha quem conseguir fazer mais acertos.

Atividade 5:

Continuando a brincadeira, vamos cantar uma divertida música sobre os esportes em inglês:

Canal: English Singsing “Theme 28. Sports song – I like baseball” – https://www.youtube.com/watch?v=qkWlGmhBZVs

Bom estudo! Até mais!


Saiba Mais /Referências:


“Vocabulary Unit 15 Sports – Learning english for kids”- Canal: Hello Felix – https://www.youtube.com/watch?v=y6Fgdnp55pI

“Theme 28. Sports song – I like baseball | ESL Song & Story – Learning English for Kids” – Canal: English Singsinghttps://www.youtube.com/watch?v=qkWlGmhBZVs





Objeto de Conhecimento
Construção de laços afetivos e convívio social.Uso de recursos linguísticos em brincadeiras e atividades lúdicas.
Esportes coletivos e suas linguagens.
Componente curricularLíngua Inglesa
Habilidades(GO-EF03LI01) Vivenciar brincadeiras e esportes em língua inglesa usando recursos linguísticos referentes a essas situações lúdicas.(GO-EF03LI06) (Re) Conhecer e explorar recursos linguísticos referentes a esportes coletivos para discutir sobre eventos esportivos locais, regionais, nacionais e internacionais.


Proponentes/ Professores:

Vera Lúcia Souza
Instituição Educacional:Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C- 3ºano – Corpo, Expressão e Movimento