Você sabia que há muitas teorias científicas sobre como os seres humanos surgiram? Assista ao vídeo “Origem da Humanidade” para aprender sobre isso:
Grande parte dos fósseis de hominídeos descobertos são africanos e, por muito tempo, os cientistas não admitiam que a África fosse capaz de abrigar a mais importante espécie viva da Terra. Dessa forma, a discriminação de um modo geral, especialmente a racial, afeta as mais inusitadas áreas do conhecimento humano, inclusive o próprio conhecimento sobre as origens do homem.
Assista ao vídeo para aprender mais sobre preconceito racial:
Veja o que diz a lei máxima que rege os direitos e deveres no Brasil, a constituição Federal de 1988:
Fonte: https://pt.slideshare.net/clebervahali/artigo-5-da-constituio-federal1193627426867250-3
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 3º, também define como princípio fundamental da República Federativa do Brasil promover o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação:
Acesse o link a seguir e leia o texto:
Após realizar a leitura e assistir aos materiais disponíveis nessa atividade, reflita: qual é a relação entre a Constituição Federal de 1988 e a realidade encontrada no Brasil?
Depois de refletir, crie em seu caderno uma tirinha que expresse com ironia e/ou crítica a distância existente entre a lei e a realidade. Coloque a sua opinião sobre o assunto do preconceito racial e a garantia dos direitos fundamentais que a Constituição Federal de 1988 cita.
Veja o texto disponível através do link abaixo e aprenda a fazer tirinhas:
https://www.casabeta.com.br/comecar-a-fazer-tirinhas/
“Tudo o que você precisa saber para começar a fazer tirinhas” – Site: Casa Beta
Não se esqueça, preconceito é crime!
Bons estudos e até a próxima!
Para saber mais:
OBJETO DE CONHECIMENTO: História: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização: surgimento da espécie humana no continente africano. Teorias que subsidiam o aparecimento humano na terra. Língua Portuguesa: Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição de textos artístico literários. Efeitos de sentido e exploração da multissemiose: efeito de sentido (ambiguidade, humor, ironia e/ou crítica, expressões ou imagens, etc.) em textos multissemióticos. | HABILIDADES: Língua Portuguesa:(EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos-tirinhas, memes, etc., o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo das palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc. (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação. |