You are currently viewing ARTE – Som! Música! Ação!

ARTE – Som! Música! Ação!

Olá estudante!

Esta vídeoalula de Arte/Música foi veiculada na TV dia 16/11/2020. Aqui no Portal ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


As influências da Música em nosso organismo e os parâmetros sonoros, o Timbre.


Que a Música é importante para nossa formação como seres humanos, que ela estimula nossa criatividade, que preenche nossa vida com suas melodias, notas, acordes, ritmos, não temos dúvida. Mas, por que estudar Música? Não bastaria apenas ouvi-la? O PROFESSOR GABRIEL SILVA, em seu canal no youtube, irá nos auxiliar a entender melhor sobre como a Música influencia nosso organismo. Vamos com ele?


COMO ESTUDAR MÚSICA influencia a sua mente!
https://www.youtube.com/watch?v=VzVP9nhQUiw

Perceberam como é bom estudar, ouvir e fazer música? E que tal agora, fazermos uma atividade de atenção e concentração ainda com o PROFESSOR GABRIEL SILVA!? Se a atividade será fácil ou difícil, vai depender da sua concentração.


SHAPE OF YOU – Ed Sheeran | Percussão Corporal com Copo (JOGO MUSICAL)
https://www.youtube.com/watch?v=z6Nv_MaKhGI

E agora, que tal mexer um pouco mais com nossa atenção e concentração com o canal VIAGEM PELO MUNDO DA MÚSICA? O Prô Lê, vai nos apresentar a cor do som. Isso mesmo! Uma característica ou parâmetro do som é o timbre, que também é chamado de cor. Vamos com ele!


O BOLERO DE MATISSE: timbre ou a cor do som
https://www.youtube.com/watch?v=kcqTCgCQ3FU

Que bacana saber que os sons estão por aí, por aqui, em todos os lugares, até os planetas emitem som! E que tal se imaginarmos qual seria o som das árvores, do fogo, das estrelas, da lua? Você pode reproduzir esses sons com a voz, gravá-los e enviar para sua escola. Será muito legal ouvir.


Vamos ficando por aqui, na torcida para que logo possamos estar juntinhos novamente. Para isso, contamos também com você para que fique em casa, lave sempre as mãos e use máscara sempre que for necessário sair.


MÚSICA

Habilidades estruturantes

(GO-EF04AR24) Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

(GO-EF04AR37) Explorar sonoridades em diversos objetos, em materiais do ambiente e do corpo, como instrumentos de prática musical.

(GO-EF05AR15-C) Utilizar instrumentos musicais convencionais e não convencionais na prática musical, reconhecendo os elementos constitutivos da música e os parâmetros do som.