Você sabe o que é o dia e a noite?
Chamamos de dia todo o tempo que o sol ilumina a nossa cidade. Chamamos de noite todo o tempo que a nossa cidade fica escura.
Mas por que isso acontece? Vamos descobrir?
Observem a imagem abaixo, leia as perguntas e reflita:
1) Como sabemos que o dia começou?
2) Como sabemos que a noite começou?
3) O dia e a noite são iguais?
4) Pra onde o sol vai quando a noite vem?
5) Realizamos as mesmas atividades durante o dia e a noite?
Realizamos as mesmas atividades durante o dia e a noite?
A resposta para essa última questão parece ser mais simples.
Veja a lista de ações que realizamos durante a nossa rotina diária:
Trabalhar
Dormir
Estudar
Comer
Limpar a casa
Cuidar dos animais
Assistir televisão
Andar Usar o celular
Veja a lista de algumas características presentes na nossa rotina diária:
Nuvens
Estrelas
Presença do Sol
Presença da Lua
Temperatura mais alta
Temperatura mais baixa
Sons de buzinas
Sons de pessoas conversando
Sons de grilos e corujas
Sons de cigarras
Realizamos essas ações e identificamos essas características nos mesmos períodos, ou seja, de dia e de noite?
A resposta para essa questão é: DEPENDE!
Depende da ação e da característica, não é mesmo?
Por exemplo, conseguimos ver as estrelas e ouvir o som dos grilos e corujas de dia? acredito que não!
Veja novamente a lista de ações e características e tente dizer qual realizamos ou identificamos durante o dia e qual realizamos ou identificamos durante a noite.
Agora observe a posição do sol nas imagens e, em seguida, reflita (responda):
Ao comparar as imagens é possível identificar que o sol está em posições diferentes, mas por que isso acontece?
Pra onde o sol vai quando a noite vem?
Quem vai nos ajudar a responder essa questão é a Luna, do Show da Luna. Assista ao episódio: Sol vai, noite vem.
Observe a imagem a seguir.
A imagem representa o Sol e a Terra no espaço. A seta vermelha indica o movimento que ela está fazendo, assim como vimos no Show da Luna.
Que movimento é esse? Escolha uma alternativa:
A) A Terra está girando em torno de si mesma
B) O Sol está girando ao redor da Terra
C) A Terra está girando ao redor do Sol
Qual o nome desse movimento? O que ele causa?
Leia o poema de Thelma Chan:
Escreva em seu caderno e responda:
a) Qual parte do poema se refere ao movimento de rotação?
b) Por que a autora deu o título do poema de Bola bailarina?
c) Desenhe em seu caderno uma atividade que você gosta de fazer durante o dia e outra atividade que você gosta de fazer a noite. Escreva em que momento do dia ou da noite você desempenha essa atividade.
Observe a imagem e reflita:
O que é possível compreender a partir da imagem? Existe mais de um Sol? São vários sóis?
A imagem é apenas uma representação do chamado “movimento aparente do sol”, ou seja, algumas das posições (e horários) que ele se apresenta no céu.
Na verdade quem se move é a Terra, mas como estamos na Terra (e nos movimentamos junto com ela) temos a impressão de que estamos parados e o sol está em movimento.
Sabe quando a gente anda de carro ou de ônibus?
Temos a mesma impressão (parece que estamos parados e o que se move é o que está do lado de fora).
Agora que você compreendeu o objetivo da imagem, construa uma tabela em seu caderno. Siga o modelo abaixo:
Antes de construir sua tabela, visualize a mudança de local do sol e identifique os horários ao longo do dia.
Em seguida, escreva em cada horário as ações realizadas por você.
Ah, é importante lembrar que o dia (iluminação solar) termina quando o sol desaparece, porém, o dia do calendário termina à meia-noite (00h00 ou 12h00 pm).
É o Sol que fornece às plantas e aos animais a energia de que necessitam para viver; aquece a terra, a água e o ar, produz os ventos, promove a evaporação da água, entre outros efeitos.
A Lua também tem a sua importância, ela não serve apenas para marcar as nossas noites. A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão gravitacional.
Mas o que é gravidade? (que nome diferente, não é mesmo?)
A gravidade é justamente aquilo que causa essa atração entre os corpos. A gravidade é o que nós teorizamos para explicar essa atração de massa com massa, no caso entre a lua e a Terra. Essa força faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra.
A gravidade também estabiliza (firma, equilibra) o movimento de rotação do nosso planeta, o movimento que a Terra faz em torno de si mesma, ou seja, do seu próprio eixo evitando mudanças em seu eixo.
Viu como o Sol e a Lua são importantes para nossa vida? A importância deles vai além da marcação dos dias e das noites.
Habilidades | (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. |
Objetos do Conhecimento | Relacionar o movimento de rotação à formação dos dias e das noites.Investigar o movimento aparente diário do Sol.Observar a mudança de local ao nascer e pôr do Sol, relacionando este movimento aparente com a rotina diária dos alunos.Relacionar diferentes atividades humanas realizadas em função do dia e da noite. |
Componente Curricular: | Geografia |
Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Movimentos da Terra – Bloco 1
Referências:
Portal canal kids. A gravidade. Disponível em: https://tinyurl.com/y67wrwt3. Adaptado para fins pedagógicos.
Recreio/UOL. Importância da Lua para Terra. Disponível em: https://tinyurl.com/y46xlw27. Adaptado para fins pedagógicos.
NOVA ESCOLA. O DIA E A NOITE. Disponível em: https://tinyurl.com/y3ezrtb2 e https://tinyurl.com/yxo3hvwt. Adaptado para fins pedagógicos.