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Sistema de numeração decimal

Olá turma, nesta aula vamos aprender sobre decomposição, composição, leitura e escrita de números naturais até cinco ordens. Vocês já ouviram falar em Material Dourado? Nesta aula vamos utilizar esta ferramenta.


Você já ouviu falar numa figura geométrica que se chama cubo?

Você sabe quais são os números naturais?

Você sabia que 1 cubinho pode ser representado como 1 unidade e que se juntarmos mais cubinhos poderemos representar a dezena, a centena e até a unidade de milhar?
Nesta atividade você vai conhecer o material dourado e vai perceber como e fácil compor, decompor, ler e escrever os números naturais.

Atividade 1


Leia a explicação abaixo:
Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12…} são números inteiros positivos que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural e a sua função e contar e
ordenar. Com o material dourado vai ficar bem mais fácil para você compreender sobre unidade, dezena,
centena e unidade de milhar.

Atividade 2


Observe a figura abaixo e veja como compor o número e escrever por extenso.

1000 + 200 + 30 + 5 =
1 unidade de milhar, 2centenas, 3 dezenas e 5 unidades =
1235 Um mil duzentos e trinta e cinco

➢ Agora para cada número abaixo faça a decomposição e represente desenhando as peças do material dourado.
a) 149

b) 1368

c) 3267

Atividade 3


Dez unidades de milhar é o mesmo que uma dezena de milhar. Observe o valor que Mateus tem em sua conta do banco.
17.643 reais 10.000 + 7.000 + 600 + 40 + 3 reais
1 dezena de milhar, 7 unidades de milhar, 6 centenas, 4 dezenas e 3 unidades Dezessete mil seiscentos e quarenta e três reais Dezenas de Milhar Unidades de Milhar Centenas Dezenas 1 dezena de milhar = 10.000 dez mil

1 unidade de milhar = 1.000 mil

1 centena= 100 cem 1 dezena =10 – dez

2 dezenas de milhar = 20.000 vinte mil

2 unidades de milhar = 2.000 dois mil

2 centenas = 200 duzentos

2 dezenas =20 – vinte

3 dezenas de milhar = 30.000 trinta mil

3 unidades de milhar = 3.000 três mil

3 centenas= 300 trezentos

3 dezenas =30 – trinta

4 dezenas de milhar = 40.000 quarenta mil

4 unidades de milhar = 4.000 quatro mil

4 centenas = 400 quatrocentos

4 dezenas=40quarenta

5 dezenas de milhar = 50.000 cinquenta mil

5 unidades de milhar = 5.000 cinco mil

5 centenas = 500 quinhentos

5 dezenas=50cinqüenta

6 dezenas de milhar = 60.000 sessenta mil

6 unidades de milhar = 6.000 seis mil

6 centenas = 600 seiscentos

6 dezenas= 60 sessenta

7 dezenas de milhar = 70.000 setenta mil

7 unidades de milhar = 7.000 sete mil

7 centenas = 700 setecentos

7 dezenas = 70 setenta

8 dezenas de milhar = 80.000 oitenta mil

8 unidades de milhar = 8.000 oito mil

8 centenas = 800 oitocentos

8 dezenas = 80 oitenta

9 dezenas de milhar = 90.000 noventa mil

9 unidades de milhar = 9.000 nove mil

9 centenas = 900 novecentos

9 dezenas = 90 noventa

➢ Siga o modelo acima e informações da tabela para decompor os valores abaixo, escrevendo
suas ordens e por extenso.
a) 8.609 reais

b) 23.068 reais

c) 36.785 reais


Saiba Mais |Referências:

“As casas da Unidade e Dezena”Canal: Prof Fabíola Dias – https://www.youtube.com/watch?v=bP3Tq5nAnfk

“Matemática – Material Dourado” Canal: Profe Elisa Rodrigues – https://www.youtube.com/watch?v=YfhIBejaefE

“Tia Débora – Composição e decomposição de numerais 2” Canal:Tia Débora Ensina – https://www.youtube.com/watch?v=N4vcjTOaZtM

Objeto de
Conhecimento
Sistema de numeração decimal: leitura e escrita de até cinco ordens Composição e decomposição de números naturais até cinco ordens.
Habilidades-(EF04MA01-A) Ler e escrever, com algarismos e palavras, números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, encontrados em tabelas e textos do cotidiano,tais como jornais e revistas, dentre outros meios. –
(EF04MA01-B) Compor e decompor números naturais até a ordem de dezenas de milhar, observando regularidades do sistema de numeração decimal, utilizando materiais concretos e/ou jogos matemáticos, úteis para criar contextos de leitura, escrita e comparação de quantidades.

Proponentes/
Professores:
Sérgio da Silva Mesquita
Suellen Ticianne Arebalo
Instituição
Educacional:
Escola Municipal Santa Helena
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância- Turma D – 4º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo